A textura de travertino tem sido empregada na construção desde os tempos clássicos da antiguidade.
É uma escolha popular há muitos anos, principalmente em sua cor bege, juntamente com suas cavidades e veios que lembram ramos e folhas, o tornam uma escolha ideal para muitos projetos.
Além disso, o travertino é uma pedra versátil que pode ser usada tanto em interiores quanto em ambientes externos, adicionando um toque requintado e sereno ao projeto 3D.
Dependendo de como é aplicado, a textura de travertino pode proporcionar um visual tradicional ou criar uma atmosfera mais contemporânea.
E para que você possa saber mais acerca da textura de travertino, o Blog do Maquettaria preparou um artigo completo para te inspirar! Acompanhe:
De onde vem o travertino?
O travertino é uma rocha calcária natural, encontrada principalmente na cor bege clara, sendo sua característica marcante.
É composto principalmente por calcita, aragonita e limonita.
“Travertino” deriva do latim “lapis tiburtino”, antigo nome da cidade de Tivoli, uma província de Roma (Itália), na região do Lácio, o nome do travertino está diretamente ligado ao local de sua extração.
O Travertino é um tipo de mármore?
Embora seja muito chamado de mármore, tecnicamente o travertino não é classificado como mármore.
O travertino é um tipo de calcário formado pelo carbonato de cálcio, que se precipita quando entra em contato com água doce, resultando em cavidades naturais únicas.
Justamente por isso, existe diferença na formação do mármore convencional, que ocorre por meio de reações químicas sob altas temperaturas e pressão.
Apesar de sua classificação técnica, é comum se referir ao travertino como “Mármore Travertino” em todo o mundo.
Logo, você pode encontrar no mercado referências de “Mármore Travertino”, entretanto, sabia que o travertino não é um mármore.
Principais características da textura de travertino
A textura de travertino tem características distintas. Existem enormes variedades no mercado, sendo as principais:
- Travertino Romano;
- Travertino Navona; e
- Travertino Nacional (também conhecido como Bege Bahia).
Além disso, também existem diferentes tipos de acabamentos para a pedra de travertino, que impactam significativamente no resultado estético final do projeto:
- Travertino Bruto;
- Travertino Resinado; e
- Travertino Levigado;
O acabamento bruto, por exemplo, utiliza a pedra de travertino em seu estado natural, sendo comum em paredes.
O acabamento resinado, o travertino adquire um aspecto mais uniforme, com os poros da superfície preenchidos.
O acabamento levigado proporciona uma textura mais opaca, enquanto o polido torna a superfície não apenas lisa, mas também brilhante, não sendo recomendado para uso externo, devido ao aumento da possibilidade de escorregamento.
Além disso, vale ressaltar as características da textura de travertino que incluem pequenas cavidades e veios longilíneos, lembrando a imagem de ramos e folhas.
Também é importante dizer que o travertino tem como principal desvantagem seu alto custo de aquisição do mercado.
Para se ter uma ideia, o preço do travertino pode variar entre R$200,00 a R$900,00 por metro quadrado, inviabilizando muitos projetos com orçamentos limitados.
Se o custo é uma barreira no seu projeto 3D, como alternativo da textura de travertino, você pode utilizar opções similares, como porcelanatos e até mesmo papéis de parede que imitam a textura de travertino.
Principais tipos de textura de travertino
O travertino nacional e o travertino italiano são os tipos mais comuns encontrados no mercado brasileiro.
No mercado nacional, o travertino mais usado é o Bege Bahia, popular por seu preço “mais acessível”.
Além dele, os tipos clássicos italianos, Romano e Navona, também são amplamente usados em projetos 3D.
Você pode estar se perguntando: qual a diferença entre o travertino brasileiro e o italiano? A principal diferença entre ambos está no tom e nos padrões dos veios.
Enquanto o travertino nacional tende a ser mais escuro, os italianos são geralmente mais claros.
Além disso, os modelos Romano e Navona tendem a apresentar uma superfície mais lisa, com menos manchas, ao passo que o travertino nacional é caracterizado por ser mais escuro e manchado.
Para você ter uma ideia, existem diversos tipos de textura de travertino, variando de acordo com a região de produção da pedra, pois sua formação é influenciada pelo solo e pelas condições climáticas do local.
Isso acaba impactando diretamente em variações de cor e tamanho dos veios.
Cada tipo de textura de travertino possui características únicas, atendendo a diferentes necessidades e estilos de decoração.
Logo, não há um tipo superior ao outro, mas sim aquele que melhor se adequa à decoração específica ou às preferências do cliente no projeto 3D.
A seguir, listamos os principais tipos de textura de travertino e suas características, que você pode utilizar nos projetos 3D:
Travertino Bege Bahia (Nacional)
Este tipo de travertino, produzido no Brasil, apresenta um tom mais escuro e uma quantidade maior de manchas.
É a textura de travertino o mais acessível entre os modelos de travertino disponíveis no mercado.
Travertino Navona
É considerado o mais liso entre os travertinos encontrados no mercado.
A textura de travertino Navona possui uma tonalidade bege claro, lembrando a cor creme, e apresenta veios muito discretos. Geralmente, é o tipo mais caro.
Travertino Romano (Clássico)
Bastante utilizado no mercado brasileiro, a textura de travertino Romano, também conhecido como Clássico, possui veios mais discretos.
Sua tonalidade varia de tons de bege, podendo ser mais clara ou mais escura.
Travertino Silver
Também proveniente do país turco, a textura de travertino Silver pode ser encontrada em uma variedade de cores, incluindo tons de bege claro ou mais escuro, lembrando marrom ou cinza.
Textura de Travertino Toscano
Muito similar ao Romano em aparência, o travertino Toscano é extraído da Itália e possui um tom de bege. No entanto, é uma pedra mais resistente, combinando flexibilidade e rigidez.
Travertino Turco
Com original no oriente médio, especificamente na Turquia, este tipo de textura de travertino exibe uma tonalidade mais escura, podendo chegar a tons de marrom.
Sua principal característica é a fragilidade da pedra, o que aumenta os custos de aplicação no projeto.
Aplicações do travertino na Antiguidade
Desde tempos antigos, a pedra de travertino tem sido amplamente utilizada na construção de grandes monumentos históricos.
Alguns dos mais famosas construções antigas que usam o travertino são:
- Coliseu em Roma,
- Basílica de São Pedro no Vaticano; e
- Pirâmides no Egito.
As variedades Romana e Navona têm origem na Itália, e o travertino foi utilizado em várias construções históricas neste país.
O Coliseu de Roma, por exemplo, foi construído com o uso de travertino, entre outros tipos de pedra. Este anfiteatro histórico foi erigido entre os anos 72 e 80 d.C.
Outro exemplo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano, construída entre 1500 e 1600.
Esta importante estrutura religiosa do catolicismo apresenta o travertino em toda sua fachada, sendo uma característica visível para turistas até os dias atuais.
Aplicações de travertino nos dias atuais
A textura de travertino é utilizada em construções como revestimento e na decoração de ambientes internos. Suas características sofisticadas indicam diversos usos modernos.
Uma opção popular é o uso do travertino em paredes internas, evocando a grandiosidade das construções da antiguidade.
Onde usar a textura de travertino no projeto 3D?
Importante ressaltar que o travertino, por ser poroso e suscetível a manchas, não é aconselhável para uso externo, exposto ao tempo.
Porém, para ambientes internos, a textura de travertino é uma excelente opção, proporcionando elegância e sofisticação.
Pode ser utilizado em uma variedade de locais:
- salas;
- cozinhas;
- banheiros;
- consultórios;
- hotéis; e
- restaurantes.
Apesar das diversas possibilidades de uso da textura de travertino, sua aplicação mais comum é em salas, cozinhas e banheiros, especialmente quando se deseja criar um ambiente luxuoso.
A textura de travertino também pode ser aplicada em:
- piso;
- soleiras;
- rodapés;
- paredes;
- churrasqueiras;
- tampos de mesa;
- bancadas; e
- painéis de TV.
Na cozinha, a textura de travertino pode ser utilizada, mas é necessário ter cuidado adicional, pois é poroso e propenso a manchas.
Logo, é recomendado fazer a impermeabilização da pedra de travertino para protegê-lo. As bancadas para refeições são mais adequadas do que bancadas para pia ou área de corte.
Além disso, o travertino também pode ser aplicado em escadas, conferindo nobreza e destaque ao ambiente.
É sempre importante ressaltar que a textura de travertino não é recomendado para áreas muito molhadas, como beira de piscinas, saunas e churrasqueiras.
Onde encontrar textura de travertino em alta qualidade?
Agora que você visualizou diversas aplicações da pedra de travertino, basta acessar o acervo do Maquettaria 3D para baixar rapidamente diversas opções de texturas de travertino, prontas para importar direto para projeto 3D.
>> Confira todas as opções de textura de travertino de alta qualidade
Conclusão
A textura de travertino, desde suas características e tipos até suas aplicações ao longo da história e nos dias atuais é uma excelente opção para projetos 3D que precisam de sofisticação e elegância.
Agora que conhece um pouco mais sobre o mármore travertino e suas aplicações desde a antiguidade até os dias atuais, que tal conhecer os planos do Maquettaria 3D?
Somos o maior portal de recursos para 3D do Brasil. Lá você encontra mais de 2.000 texturas, blocos e presets para Lumion e Enscape, prontos para usar no seu projeto!
E antes de ir, mais uma dica: se inscreva no Canal no YouTube e siga o perfil no Instagram do Maquettaria 3D, assim, você fica sabendo das novidades em primeira mão.