dicas para deixar seu render de arquitetura humanizado

7 dicas para deixar seu render de arquitetura humanizado

Você já está cansado de tentar deixar o seu render de arquitetura humanizado? Pois veio ao lugar certo! Nesse artigo vamos te mostrar 7 dicas simples, mas eficazes, que vão deixar seu render humanizado. 

O que é render de arquitetura humanizado? 

Caso você ainda não tenha ouvido falar sobre render humanizado (o que é difícil de acontecer), se trata de uma técnica de renderização que objetiva criar imagens imersivas, ultra realistas e convincentes para os projetos 3D, seja de arquitetura para fins de construção civil, ou mesmo arte digital. 

Para que o render “fique” humanizado em um ambiente virtual (“dentro do computador”), é preciso que o profissional e/ou artista 3D incorpore uma série de elementos humanos (presentes no cotidiano das pessoas), como por exemplo:

  • personagens humanos em situações do dia a dia; 
  • pessoas caminhando, dentro de veículos, dialogando;
  • objetos em escala (em dimensão adequada, proporcional ao ambiente);
  • animais interagindo com personagens humanos; 
  • iluminação de acordo com cena (pôr do sol, dia ensolarado, noite, chuva);
  • texturas realistas com boa fidelidade aos materiais aplicados; 
  • jogo de câmera, cortes e pós-produção.  
Cena de Render Humanizado com diversos elementos
Cena de Render Humanizado com diversos elementos

Todos esses elementos combinados deixam o render de arquitetura humanizado, pois vão emular (ou pelo menos dar a sensação) o que vimos na realidade.    

Quais as vantagens de deixar o render humanizado?

Muitos profissionais podem logo citar a vantagem de permitir com que o cliente visualize o projeto de forma mais natural, tendo assim uma ótima argumentativa para aprovação do projeto. 

Entretanto, a vantagem do render humanizado vai muito mais além do que isso, permitindo a identificação de eventuais problemas, como fluxos de pessoas, ventilação, e problemas estruturais (vigas em locais inadequados e obstruções). 

Também podemos citar como sendo uma das vantagens do render de arquitetura humanizado o fato dele permitir uma melhor comunicação do arquiteto com os demais profissionais envolvidos no projeto, que não tenham tanta familiaridade com plantas baixas ou mesmo 3D sem tanto detalhamento. Isso dá a oportunidade de serem notados detalhes que podem ser modificados, antes mesmo de apresentar ao cliente.     

Agora que você já se deu conta que o render precisa ser humanizado, confira nossas dicas para deixar o seu render de arquitetura humanizado.

Como deixar o render de arquitetura humanizado? 

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para deixar o render de arquitetura mais humanizado:

#1 Nunca esqueça de adicionar pessoas! 

Adicionar elementos humanos, isto é, personagens em 3D é, sem dúvida, uma das principais formas de deixar o render humanizado. 

Quando você opta por incluir elementos humanos, isso acaba ajudando a dar uma ideia mais precisa de como o cliente irá usar e se movimentar pelo espaço (que ainda não existe), permitindo uma melhor compreensão do projeto como um todo.

Tanto nas bibliotecas do Lumion quanto do Enscape é possível encontrar diversas figuras humanas em escala para adicionar ao projeto. A dica é sempre compor a cena com elementos humanos que vão representar de fato a realidade, ou seja, em um ambiente de piscina, nada melhor do que pessoas em traje de banho. 

render humanizado - figura humana
Render Humanizado – Figura 3D Humana

#2 Adicione veículos 

Os veículos são ótimos para humanizar o render pois trazem a imersão do automóvel para dentro do ambiente, ou seja, o cliente poderá visualizar como ficará sua garagem ou espaço destinado para o veículo. 

Além de que, veículos são objetos conhecidos pelas pessoas, o que na prática se resume em uma melhor visualização do projeto, já que o telespectador da cena ao visualizar o veículo em escala automaticamente tem uma melhor referência do espaço. 

No Maquettaria 3D você encontra diversos modelos de veículos para humanizar o seu render, dentre os modelos disponíveis você encontra:

  • Chevrolet Tracker 2021 (SUV muito popular);
  • Mercedes Benz CLA 2016 (carro de luxo);
  • Porshe Cayenne 2016 (veículo de alto padrão); 
  • Toyota Corolla Cross 2020 (SUV da Toyota); 
  • Volkswagen Nivus 2021 (SUV popular);
  • Ferrari 812 GTS 2021 (carro esportivo); 
  • Honda Civic 2022 (sedan premium);
  • Honda ZR-V (SUV da Honda);
  • Nissan Kicks (SUV muito popular da Nissan); 
  • Porsche 911 GT3 2022 (carro esportivo de luxo);
  • Motocicleta Honda GC (veículo 2 rodas popular);
  • Volkswagen Polo (carro hatch popular).

Como deu pra notar, existem diversos modelos de veículos, uns mais populares e outros mais requintados. Aqui vale destacar a utilização desses modelos, dependendo do padrão do seu projeto. 

Na prática, utilizar um carro de luxo em um projeto mais simples, tira o protagonismo do projeto e acaba criando um abismo entre o objeto com a realidade, já que muito improvavelmente o cliente terá condições de adquirir tal veículo. 

Para projetos mais populares, tente ornar com veículos de grande circulação de massa, ou seja, modelos bem mais conhecidos entre a população.

Nissan Kicks - Modelo de Veículo Popular
Nissan Kicks – Modelo de Veículo Popular

O inverso é indicado para grandes projetos de orçamentos bem mais polpudos, neste caso, use veículos que vão se encaixar perfeitamente com o padrão do projeto. 

Veículo de Luxo - Ferrari 812 GTS 2021
Veículo de Luxo – Ferrari 812 GTS 2021

Uma última dica de veículos para um melhor render humanizado, é não se esquecer do entorno da construção. Tente colocar elementos também nas pavimentações, como ruas, estradas e áreas dos condomínios, criando uma atmosfera mais realista para o projeto. 

Como exemplo, podemos citar a inserção de motocicletas em circulação, muito comum em vias de acesso, sobretudo entregadores de aplicativos. Isso dará uma atmosfera de mais realismos ao projeto. Veja abaixo um exemplo de veículo 2 rodas popular facilmente encontrado nas ruas das cidades brasileiras:

Exemplo de veículo 2 rodas popular
Exemplo de veículo 2 rodas popular

Seguindo nesse raciocínio, também é interessante incorporar elementos visuais que vão dar a impressão de que a construção está inserida em um espaço urbanizado, como:

Placa de Pare - Sinalização de Via Urbana
Placa de Pare – Sinalização de Via Urbana

#3 Incorpore a natureza no projeto   

Um render humanizado é aquele que dialoga com a natureza. Na prática, tente adicionar (quando possível) elementos mais naturais, como plantas, árvores e jardins. Isso contribui para humanizar o render, dando aquela  sensação de tranquilidade e vida ao ambiente.

O site do Maquettaria 3D tem uma série de opções de texturas de vegetação para compor ambientes mais naturais, como por exemplo: 

Vegetação Natural - Codiaeum Variegatum
Vegetação Natural – Codiaeum Variegatum
Exemplo de vegetação natural - Beaucarnea Recurvata
Exemplo de vegetação natural – Beaucarnea Recurvata

Uma dica extra para você que deseja mais dicas sobre Blocos 3D, temos um conteúdo específico nesse artigo: 3 coisas que você talvez não saiba na hora de escolher Blocos 3D.

Agora se você quer saber mais a respeito de texturas naturais, recomendamos esse conteúdo: 7 melhores texturas naturais para dar mais realismo ao seu projeto 3D.

#4 Adicione detalhes nos ambientes  

Pequenos detalhes fazem toda a diferença em um render de arquitetura humanizado. Detalhes, que podem ser: 

  • pequenos objetivos de decoração;
  • obras de arte nas paredes (para projetos de alto padrão);
  • livros nas prateleiras;
  • talheres na mesa;
  • utensílios domésticos;
  • instrumentos musicais; e
  • espelhos.
Exemplo de elemento 3D para render humanizado
Exemplo de elemento 3D para render humanizado
Exemplo de Instrumento Musical para Render Humanizado
Exemplo de Instrumento Musical para Render Humanizado
Exemplo de Utensílios Domésticos para deixar o Render Humanizado
Exemplo de Utensílios Domésticos para deixar o Render Humanizado
Exemplo de Comida para composição de cena interna
Exemplo de Comida para composição de cena interna

Até mobiliários maiores, como mesas e cadeiras. Todos eles em conjunto vão dar uma melhor sensação de vida ao espaço, e consequentemente, deixar o render humanizado.

Exemplo de Cadeira para Render de Arquitetura Humanizado
Exemplo de Cadeira para Render de Arquitetura Humanizado
Mesa e Cadeiras que deixam o Render Humanizado
Mesa e Cadeiras que deixam o Render Humanizado

#5 Preste atenção na iluminação da cena 

O uso adequado na composição de luz e sombras em conjunto com a iluminação do ambiente, ajuda (e muito) a dar aquela sensação de profundidade e realismo, tornando o render de arquitetura humanizado. 

Exemplo de Iluminação de Cena Noturna de Render Humanizado
Exemplo de Iluminação de Cena Noturna de Render Humanizado

O Blog do Maquettaria já abordou o assunto no artigo: Como Configurar uma Iluminação Realista no Lumion! Acesse agora e confira as dicas do fundador e CEO do Maquettaria 3D, Gustavo Silva.

#6 Use texturas realistas 

O sucesso do render humanizado vai depender da qualidade das texturas usadas no projeto. Nesse ponto, na hora da escolha, sempre busque por texturas realistas para os  revestimentos e demais materiais, como madeira, concreto, vidro e pedra. 

Isso ajudará a tornar a imagem mais próxima do real, sendo assim, obter um render de arquitetura humanizado. 

Se você não quer perder tempo procurando texturas de alta qualidade, ou mesmo, tendo que criar por conta própria suas próprias texturas realistas, o Maquettaria 3D possui o maior acervo de texturas no Brasil! São mais de 1.600 texturas realistas já prontas para deixar o seu render humanizado. Acesse agora e veja todas as opções disponíveis

Ainda falando sobre texturas, um outro detalhe fundamental para deixar o render humanizado é dar preferência para texturas de marcas nacionais. Isso vai aproximar o cliente do seu projeto, visto que a textura usada na cena será a mesma do material presente na obra. 

Nesse sentido, o Maquettaria 3D é mais uma vez campeão em satisfação, pois tem a maior biblioteca de texturas de marcas nacionais do país:

  • Biancogres;
  • Ceusa;
  • Coral;
  • Delta; 
  • Duratex; 
  • Eliane;
  • Guararapes;
  • Incepa;
  • Portinari;
  • Portobello;
  • Roca; 
  • Villagres.

Esses são apenas alguns exemplos, acesse agora o Maquettaria 3D e veja todas as opções de texturas de marcas nacionais para deixar o seu render de arquitetura humanizado.

E para te ajudar na escolha da textura de marca nacional, recomendamos o artigo: 8 texturas de marcas nacionais mais usadas nos projetos pelos arquitetos.  

#7 [Bônus] Como fazer humanização de render no Enscape (na prática)

Abaixo você confere como foi o 13º Papo de Render da comunidade do Maquettaria 3D. Nesse encontro, Matheus Barbosa compartilhou diversas dicas valiosas sobre como deixar o render humanizado, usando o software Enscape. Tá imperdível, confere aí:  

Quer fazer parte da comunidade do Maquettaria 3D e sempre participar do Papo de Render? Seja assinante Premium agora mesmo! Confira nossos planos com 50% de desconto! 

Conclusão sobre render humanizado 

Não há como negar que o render de arquitetura humanizado é fundamental para conquistar o cliente e ter a aprovação do projeto

E para deixar o seu render humanizado você pode contar com a comunidade do Maquettaria 3D! 

Lá temos diversos especialistas em 3D que vão te ajudar com dicas úteis e valiosas. Além disso, você terá acesso ao maior acervo de texturas do Brasil. Então não perca tempo, acesse agora e conheça os Planos de Assinatura

Já que agora você já está familiarizado com as dicas para um render humanizado, vêm conhecer nosso Instagram e Facebook, toda semana tem conteúdo novo, e certamente vai te ajudar com seus projetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Newsletter

Inscreva-se e seja o primeiro a saber das novidades!