Entenda o que é Lumion

Explicado: O que é Lumion, como baixar e instalar a versão gratuita

Todo profissional de arquitetura deseja encantar o seu cliente, não é mesmo? E uma das formas mais fáceis de fazer isso é utilizar texturas no software Lumion. Mas você sabe o que é Lumion? 

Para você já ter uma ideia, o Lumion é um programa dedicado para renderizar modelagem 3D, em outras palavras, o Lumion “dá vida” ao projeto 2D desenvolvido no AutoCad, por exemplo. 

Com ele, o profissional consegue apresentar o resultado final do projeto de forma realista. Ficou curioso para saber mais detalhes? Então, para sanar essa dúvida sobre o que é Lumion, quais os requisitos para rodar Lumion no PC e ainda saber sobre texturas, continue a leitura do artigo.

O que é Lumion?

É um programa de computador usado para visualizar projetos de arquitetura através da renderização 3D em tempo real.  

De forma mais técnica, é um “motor de render”, ou seja, é um software que utiliza placas gráficas para processar dados e transformá-las em imagens ultra realistas. 

Esses “dados” podem ser importados dos principais softwares de modelagem do mercado, como por exemplo: 

  • 3Ds Max;
  • Archicad;
  • Autocad;
  • Formit;
  • Revit;
  • Rhinoceros; e
  • Sketchup.

É por meio dele que o arquiteto consegue demonstrar com um alto grau de fidelidade, como será o resultado final do projeto em desenvolvimento. Isso permite o refinamento dos ambientes, melhora a tomada de decisão e permite uma visualização do resultado. 

Apresentação do software

Com esse software para computador, o profissional consegue facilmente utilizar diversos itens que provém realismo para a cena interna ou externa, como por exemplo texturas, vegetações, veículos e pessoas.  

Por ser muito intuitivo e fácil de usar, o Lumion vêm conquistando o mercado e já é o “queridinho” dos profissionais de arquitetura e designers para renderizar seus projetos, pois com ele é possível criar vídeos e imagens panorâmicas 360º dos projetos com muita facilidade.  

Qual PC roda Lumion?

Você já se perguntou o que precisa para rodar Lumion no computador? Essa dúvida é muito comum e acaba acontecendo entre os profissionais arquitetos, já que muitos não têm familiaridade com os requisitos técnicos de hardware (placas do computador). 

É importante que, antes de saber o que precisa para rodar o programa no computador, você entenda que existem 3 níveis de requisitos:

  • Requisitos Mínimos; 
  • Requisitos Recomendados; e 
  • Requisitos de Alto Nível. 

Requisitos mínimos

Os requisitos mínimos são aquelas configurações (desde as placas do computador, até o sistema) necessários para que o programa de arquitetura possa abrir no seu dispositivo. 

Note que existe uma grande diferença entre abrir e conseguir trabalhar no Lumion!

Explicando melhor: com os requisitos mínimos, você não conseguirá executar todas as funções, pois cada uma delas exigirá mais performance da sua máquina, e mesmo ao tentar “rodar”, seu computador irá ficar muito lendo, impossibilitando a fluidez do trabalho. 

Por exemplo, nas configurações mínimas você não conseguirá trabalhar com pequenos projetos de parque ou edifício residencial, usar modelos ou texturas. 

Quais são os requisitos mínimos para rodar Lumion?

  • Placa de Vídeo (GPU): Nvidia GeForce GTX 1650 ou AMD Radeon RX 740
  • Memória da Placa de Vídeo: 4GB 
  • Processador (CPU): AMD Ryzen 5 1500X ou Intel Core i7-3770K
  • Memória RAM: 16GB
  • Disco Rígido (HD): 40GB
  • Sistema Operacional: Windows 10 x64

Requisitos Recomendados 

Quando falamos de requisitos pela própria empresa que desenvolveu o software, já mudamos de cenário! Aqui já é possível trabalhar com mais fluidez e executar praticamente todas as funções do Lumion sem engasgos ou travamentos no computador. 

Em um computador que atenda aos requisitos recomendados, você conseguirá lidar com projetos mais complexos, como por exemplo, projeto de uma grande casa com interiores detalhados e texturas HD.

Entretanto, mesmo com os requisitos recomendados, ainda sim, no momento de realizar a renderização do projeto (processo digital do produto final), levará muito tempo, dependendo do tamanho e complexidade. 

Quais são os requisitos recomendados para rodar Lumion?

  • Placa de Vídeo (GPU): Nvidia GeForce RTX 2070 ou AMD Radeon RX 5700XT 
  • Memória da Placa de Vídeo: 8GB
  • Processador (CPU): AMD Ryzen 5 2600 ou Intel Core i7-4790 
  • Memória RAM: 32GB
  • Disco Rígido (HD): 40GB
  • Sistema Operacional: Windows 10 x64 (atualizado) 

Requisitos de Alto Nível 

Ao nos referirmos aos requisitos de alto nível, estamos falando de outro patamar. Nessa categoria de computador, os preços são elevadíssimos, pois são capazes de entregar máxima performance. 

Na prática, com esse conjunto de hardware o Lumion é capaz de executar com fluidez projetos de ultra complexidade, como por exemplo, uma cidade, estádio ou mesmo um aeroporto, que são projetos que costumam exigir muitas texturas, e portanto, muito processamento gráfico. 

Se você atua em projetos que exigem tais complexidades, é indicado adquirir um computador compatível com os requisitos de alto nível para rodar o programa.

Quais são os requisitos de alto nível para rodar Lumion?

  • Placa de Vídeo (GPU): NVIDIA GeForce RTX 3080 ou AMD Radeon RX 6800
  • Memória da Placa de Vídeo: 11GB
  • Processador (CPU): AMD Ryzen 7 3700X ou Intel Core i7-7700K 
  • Memória RAM: 64GB
  • Disco Rígido (HD): 40GB NVME m.2
  • Sistema Operacional: Windows 10 x64 (atualizado)

Como saber se meu computador roda Lumion? 

Se você não entende muito dos termos técnicos de hardware, sem problemas! A própria desenvolvedora do programa disponibiliza um programa que detecta automaticamente o que precisa para rodar Lumion no computador.

Basta que você faça o donwload da versão de demonstração do Lumion. 

Ao abrir o programa no computador, você pode fazer o teste de Benchmark, isto é, uma análise do seu computador. No final dos testes, o Lumion mostrará em vermelho quais itens de hardware (processador, memória, placa gráfica, etc) precisam ser melhorados.    

Como baixar o Lumion grátis? 

Existem 3 diferentes formas de como baixar o Lumion para o seu computador de forma gratuita:

  1. Versão de demonstração para empresas;
  2. Versão de demonstração para autônomos; e
  3. Licença gratuita para estudantes.  

Como instalar o Lumion grátis

Nas versões de demonstração para empresas e profissionais autônomos, é preciso preencher um formulário. Em seguida, ao aceitar os termos de uso, é enviado diretamente para o e-mail informado no cadastro:

  • Chave de licença (License Key); e
  • Código de ativação (Activation Code)

Em posse dessas informações, você deve fazer o login na sua conta do Lumion. Caso ainda não tenha, é preciso criar uma nova conta, realizando um cadastro de forma rápida. 

Após se cadastrar, faça login com suas credenciais de acesso. Note que haverá algumas opções na tela, clique sobre a primeira opção “License Keys”. 

O que é Lumion - Como instalar o Lumion grátis
Acessando a chave Lumion Grátis

Uma nova página será carregada, mostrando as informações de registro, então basta que você clique no ícone da coluna “Download Product”.

Em poucos instantes será baixado o arquivo “Lumion_12_5_Trial_Download.exe” para o seu computador. Clique duas vezes nesse arquivo para abrir o programa de instalação.

O que é Lumion - Licença grátis
Baixando a licença do Lumion Grátis

Repare que uma pequena janela será aberta. Preencha o campo “Enter your activation code” com o código de ativação que foi enviado para o seu e-mail de cadastro. Para avançar, não esqueça de clicar no botão “Verify”. 

Instalação do Lumion Grátis
Iniciando instalação do Lumion Grátis

Pronto! Agora o programa de instalação, o programa irá baixar os arquivos necessários para rodar o programa no computador. Lembrando que isso pode demorar, dependendo da sua conexão com a internet. 

Após a conclusão do download para o seu computador, clique no botão “Start installation” para iniciar a instalação do software. Quando o processo concluir, clique em “Start Lumion” para abrir o programa. 

Lembrando que haverá um ícone na sua “Área de Trabalho”, para que você entre no programa. 

Lumion grátis (estudantes) 

Muitos profissionais não sabem, mas o programa possui uma licença gratuita que pode ser baixada pela internet. Essa licença (com validade de um ano) é disponibilizada apenas para estudantes que comprovarem o vínculo com instituições de ensino superior. 

É uma ótima opção para aqueles que ainda não podem investir na compra da licença do software. Basta acessar a página educacional e pedir o Lumion grátis!  

Qual a última versão do Lumion 3D?

O Lumion está na versão 12.5 disponível para Windows 10 x64. Existem duas versões do software vendidas no site oficial do desenvolvedor: 

  • Lumion; e 
  • Lumion PRO.

Qual a diferença das versões do Lumion?

A principal diferença entre a Versão Lumion para a Versão Lumion Pro são os conteúdos da biblioteca e efeitos de renderização. Ambas versões possuem o mesmo software base, o que muda é a quantidade de itens de conteúdo das bibliotecas e efeitos. 

Na versão inicial, somente é incluído 1/3 de todos os itens de conteúdos da biblioteca, além de ter limitações nos efeitos de renderização. 

O que não acontece na versão PRO, que conta com a biblioteca de conteúdo completa e todos os respectivos efeitos. Entretanto, para isso, é cobrado um valor a mais na licença do produto. 

Quanto custa o Lumion?

A Versão Digital atualmente custa 1.499 Euros, que em conversão direta para o Real Brasileiro, sai por R$ 7.720,47.

Já na Versão Digital Pro, é vendida por 2.999 Euros, aproximadamente R$ 15.446,07 em conversão direta para a moeda brasileira.  

Qual empresa desenvolve o Lumion?

O software foi criado e continua sendo desenvolvido pela empresa europeia Act-3D-BV, situada na Holanda. Hoje, a empresa de software está presente em mais de 180 países pelo mundo, o que demonstra a solidez do seu programa para arquitetos. 

Conclusão

Cada vez mais os profissionais envolvidos em arquitetura e design estão buscando ferramentas para otimizar o tempo nos projetos. Nesse sentido, o software Lumion é indispensável, porém é preciso atenção aos requisitos mínimos de instalação, garantindo fluidez no trabalho, principalmente em projetos de maior complexidade.   

E se você já utiliza o programa e precisa de texturas já prontas para ganhar tempo, está no lugar certo! Acesse agora a biblioteca de texturas da Maquettaria 3D. Lá você encontra uma diversidade de texturas para dar mais realismo ao seu projeto.

Não se esqueça de seguir nosso Instagram e Facebook, assim você sempre será avisado das novas texturas para importar no seu projeto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Newsletter

Inscreva-se e seja o primeiro a saber das novidades!