Fim de modelagem do projeto 3D e finalmente chega a hora de aplicar os materiais. E nesse momento o artista 3D, designer, arquiteto e todo aquele profissional que atua nessa área, se depara com inúmeros termos: Mapas 3D, texturas e mapas de texturas, só para citar alguns exemplos.
Esses termos recorrentes para quem trabalha com renderização 3D, costumam confundir a cabeça das pessoas, onerando o tempo de trabalho. Saber o termo correto ajuda na busca de mapas 3D e texturas, para produzir um melhor realismo possível.
Nesse sentido, o Blog do Maquettaria 3D explicou de forma lúdica os conceitos de Materiais, Mapas 3D e Texturas para que você nunca mais tenha dúvida na hora de usá-los dentro do seu projeto. Avance com a leitura para você saber mais sobre esse assunto!
Entendendo o “ecossistema do 3D”
Antes de entendermos o que é material, mapa 3D e textura, é fundamental que você saiba como funciona todo o “ecossistema do 3D”. Basicamente todo projeto 3D passa por algumas fases até chegar ao resultado realista da maquete eletrônica. Abaixo listamos as principais etapas:
- desenho do projeto em 2D no software CAD (AutoCAD é o mais conhecido);
- modelagem do CAD em softwares 3D (SketchUP, por exemplo);
- aplicação de materiais;
- aplicação de blocos 3D, mapas 3D e texturas;
- renderização do projeto (usando o Lumion, por exemplo);
- edição de imagens do projeto (pós-produção);
- edição de vídeos do projeto (pós-produção)
Como deu para notar, são os materiais, mapas 3D e texturas que vão conferir realismo ao projeto 3D. Eles ficam na etapa intermediária, pois vão “dar vida” e realismos ao projeto.
Agora que você compreendeu em que fase está a aplicação dos materiais, mapas 3D e texturas, vamos então entender o que são cada um deles.
O que são materiais?
Materiais nada mais são do que uma representação aplicada nas superfícies dos objetos que compõem a cena do projeto. É por meio do materiais que podemos “mexer” nas propriedades (Shaders) dos objetos dentro do Editor de Materiais no softwares de modelagem, como por exemplo:
- brilho (também chamado de especular nos softwares de modelagem);
- cor (conhecida como sombreador difuso – diffuse shader);
- reflexo (muito usado para criar efeito metal e objeto em vidro);
- refração (efeito que distorce outros objetos ao ser fletido, chamado de IOR);
- textura (usadas com ferramentas de mapeamento, conhecido como UV unwrapping);
- transparência (chamada também de opacidade nos programas de modelagem).
Ainda está confuso o que são materiais? Calma que nós explicamos de outra forma: material é “uma camada” que é colocada “em cima” dos objetos 3D que fazem parte do seu projeto, dessa forma você consegue “controlar” as propriedades do objeto, como por exemplo, trocar a cor, brilho e textura.
Ou seja, sem o material você não conseguiria aplicar mapas 3D. E por falar nisso, você sabe que são mapas 3D?
O que são mapas 3D?
Os mapas 3D são arquivos que contém características físicas específicas, bidimensionais (2D, como cor, transparência, etc) e tridimensionais (3D, como por exemplo o relevo) de cada objeto.
Em um projeto podemos aplicar diversos Mapas 3D nos materiais. Ou seja, cada mapa 3D possui uma característica, e ao combinar diversos mapas 3D em um único material, conferimos um resultado muito próximo ao objeto real.
Quando “juntamos” diversos mapas 3D obtemos um resultado único, muito fiel às características do objeto real. A junção de vários mapas 3D podemos chamar de textura.
O que são texturas?
Como você acabou de ler, os materiais são artefatos que conferem propriedade aos objetos. Pois bem, mesmo com todas essas propriedades dentro dos materiais, o artista 3D dificilmente conseguirá chegar em um resultado realista, pois as propriedades dos objetos são muito “uniformes”.
Imagine que você deseja representar visualmente um objeto de uma marca brasileira na cena do seu projeto. Modificando apenas as propriedades dos materiais, isso seria muito difícil, para não dizer impossível, de chegar ao resultado muito próximo do real.
Pois bem, para “quebrar” o padrão uniforme das propriedades, existem as texturas que podem ser aplicadas nos materiais dos objetos 3D.
Ou seja, a textura nada mais é do que um arquivo único, isto é, uma imagem 2D (geralmente em formato .bitmap) que é aplicada no material, para conferir mais realismo ao objeto 3D. Uma textura pode ser composta por vários mapas 3D.
Sem a aplicação da textura, o render final do projeto seria todo uniforme, sem deformações, com o mesmo padrão, muito longe da realidade.
No mesmo exemplo anterior, agora com a textura referente à marca que você deseja representar, é possível atingir o realismo no projeto.
Percebeu que tudo está conectado? Para você poder aplicar uma textura (conjunto de vários mapas 3D) é necessário um material. Ao “combinar” a textura com as propriedades do material, o objeto 3D ganha realismo.
Onde baixar mapas de texturas?
Para dar realismo ao seu render você pode contar com a maior biblioteca de texturas do Brasil! O Maquettaria 3D tem mapas para Lumion e mapas para Encape, todos já prontos para serem usados no seu projeto.
E não é só isso! Lá você encontra mais de 1.600 texturas das maiores marcas brasileiras, além de Blocos 3D e Presets, tudo para você ganhar tempo e conseguir atender mais clientes.
Está esperando o quê? Acesse agora e comece a baixar!
Conclusão sobre mapas 3D
O realismo almejado nos projetos 3D são alcançados com a aplicação de mapas de texturas nos materiais, e quanto mais características e detalhismo, melhor resultado final do render.
Contudo, encontrar mapas de texturas é o grande desafio dos artistas e profissionais que trabalham com modelagem 3D. Se você precisa de mapas de texturas de marcas nacionais para aplicar no seu projeto, não perca mais tempo!
Conheça os planos do Maquettaria 3D, o maior site de texturas de marcas brasileiras do país.
E para finalizar, fica o convite para você curtir nossa página do Facebook e seguir o nosso Instagram! Assim você será avisado do lançamento de mapas 3D de texturas.