Entenda a diferença entre Mapa BUMP, Mapa Normal e texturas com Displacement Map

Entenda a diferença entre Mapa BUMP, Mapa Normal e texturas com Displacement Map

Você quer dar mais emoção e aumentar o realismo do seu projeto? Então você precisa conhecer as texturas com Displacement Map! O Displacement é um novo recurso dos softwares de modelagem e render para tornar a experiência do espectador mais imersiva e realista. 

Continue a leitura para saber o que é Displacement Map e onde você pode baixar textura com Displacement para usar nas suas visualizações arquitetônicas!   

Antes de começar a falar sobre Displacement, precisamos falar sobre os principais tipos de mapas. Existem, basicamente, 3 tipos de mapas que são usados para dar o efeito de “rugosidade” na superfície dos materiais: 

  1. Mapa de Relevo (Mapa de BUMP);
  2. Mapa Normal (Normal Map); e 
  3. Mapa de Deslocamento (Displacement) 

Caso você ainda não tenha familiaridade sobre o que é um Mapa, confira nosso artigo: O que são Mapas 3D e qual sua importância para o realismo do projeto

Mapa de Relevo (Mapa de BUMP)

O Mapa de BUMP basicamente adiciona relevo na superfície. O Mapa de Relevo pode ser considerado uma “ilusão de ótica”, pois por meio das tonalidade de cinza consegue atribuir deformidade para o plano, entretanto, o plano continua sem qualquer deformação.

Funciona assim: tons mais escuros de cinza são interpretados como pontos mais “fundos” e tons mais claros são considerados pontos mais altos da imagem. 

Ou seja, nem todos os elementos na maquete virtual precisam ser modelados em 3D, é possível usar, por exemplo, o Mapa de BUMP para conferir profundidade sem alterar a geometria do objeto. 

Exemplo de Objeto com Mapa de BUMP aplicado
Exemplo de Objeto com Mapa de BUMP aplicado

Na prática, quando o artista 3D não modela todo o projeto, há um ganho de performance no render, por isso o Mapa de BUMP ainda é usado em vários projetos para atribuir aspecto de relevo e profundidade nos objetos que não necessitam de modelagem. 

Mas, dependendo do ângulo de visualização (quanto mais perto a câmera da superfície) e iluminação, o resultado não é muito agradável, deixando claro ao espectador que se trata de uma “ilusão” de relevo.   

Mapa Normal (Normal Map)

O Normal Map ou Mapa Normal é uma variação “mais complexa” do Mapa de BUMP. A principal diferença é que o Normal Map trabalha em RGB, ao contrário do BUMP, que apenas considera tons de cinza. 

Exemplo de Mapa Normal (RGB)
Exemplo de Mapa Normal (RGB)

Além disso, o Mapa Normal também “informa” a direção do relevo para a câmera, além da altura do relevo, portanto, menos perceptíveis ao espectador que são uma ilusão de ótica ao se aproximar da cena.

Displacement Map Tradução

O termo inglês “Displacement” significa na língua portuguesa “Deslocamento”. Ao traduzirmos Displacement Map, temos então “Mapa de Deslocamento”. Mas o que significa na prática Displacement Map para o artista 3D? Vamos entender…

O que é Displacement Map?

Displacement Map ou Mapa de Deslocamento é um novo método de texturização que usa um deslocamento de pontos na malha da superfície que está sendo texturizada, assim cria um efeito de relevo e profundidade. 

De forma mais técnica, o resultado desse método de texturização gera a movimentação de polígonos que se tem a partir do objeto, com base no mapa de profundidade e altura. 

Como funciona o Mapa de Displacement 

Ao contrário dos Mapas de Relevo e Normal, o Mapa de Displacement deforma a geometria da imagem por meio das tonalidades, o Displacement interpreta para “associar” ao tipo de relevo. 

Por exemplo: o cinza “puro” (127,127,127 – #7f7f7f) é interpretado como uma superfície plana; o preto é considerado um “local” mais profundo e o branco é entendido como o local mais alto da imagem.

As variações de tons entre essas cores, dá-se a profundidade da imagem pelo Mapa de Displacement. Em alguns softwares é permitido ao usuário definir manualmente esses pontos.

Assim, o Displacement “adiciona pequenos triângulos” na imagem, quanto “menos triângulos”, menor a qualidade do render, podendo adquirir resultados “toscos”. 

Porém, “quanto mais triângulos” na imagem, melhor a definição e qualidade das deformações no plano. Mas, o render poderá se tornar bem mais “pesado”. 

Exemplo de Aplicação de Mapa de Displacement
Exemplo de Aplicação de Mapa de Displacement

Como deu para notar, é configurável a “quantidade de triângulos” no mapa de Displacement.   

Portanto, no momento de renderizar o projeto que esteja com mapas de displacement, você notará a deformação dos planos.  

Qual a vantagem do Displacement Map?

O Mapa de Deslocamento – Displacement Map, tem a vantagem de adicionar mais realismo para o objeto, melhorando:

  • melhora as sombras; 
  • adição de mais detalhismo; 
  • atribui sensação de profundidade;
  • qualidade muito melhor do render; 
  • possibilidade de deformar a geometria da imagem sem uso de plugins.

Principais aplicações do Displacement

  • Gramas e Telhados;
  • Alvenaria Revestida de Pedra; 
  • Alguns tipos de terrenos (quando deseja-se uma deformação mais orgânica)

Como usar o Displacement Map no meu projeto?

Para utilizar o Mapa de Deslocamento no seu projeto, basta que você baixe para o seu dispositivo a textura que já tem o Displacement Map. Em seguida, é preciso apenas que você importe para dentro do seu projeto. 

No Editor de Materiais do Lumion, você pode alterar as propriedades, aumentando ou diminuindo o efeito de Displancement. 

Usando Displacement no Lumion
Usando Displacement no Lumion

Ressaltando, que, para quem usa o software de Lumion, é necessário possuir a versão 10.3 ou superior para poder usufruir das texturas com Displacement.

Já para você que prefere trabalhar com o software Enscape, é preciso usar a versão 2.9 ou superior para ter acesso ao recurso Displacement. No Editor de Materiais do Enscape, basta selecionar a textura com Displacement Map e em seguida, na opção Tipo, indicar “Mapa de Descolacamento”. 

Selecionando Mapa de Deslocamento no Enscape
Selecionando Mapa de Deslocamento no Enscape

Conclusão 

Ao final da leitura você deve ter percebido que cada tipo de mapa tem suas propriedades, vantagens e desvantagens, sendo preciso uma avaliação do profissional que atua com 3D para decidir o melhor momento de aplicá-los ao projeto. 

Como exemplo, em situações que não se precisa de “tanta qualidade” ou realismo, para pequenos detalhes, como uma parede, é possível usar o Mapa BUMP para atribuir rugosidade, ganhando, assim, tempo e deixando o render “mais leve”. 

Agora, se não existe limitação de hardware, e o objetivo é criar imagens ultrarealistas, é preferível investir nas texturas com Displacement Map, uma vez que esse tipo de mapa deforma o objetivo, tornando-o mais realista, entretanto, deixa o render muito mais pesado. 

Agora você pode estar se perguntando: onde encontrar textura com Displacement Map para dar mais realismo ao meu projeto? Nós do Maquettaria 3D podemos te ajudar com isso! Somos a maior plataforma brasileira de texturas! 

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