Você quer dar mais emoção e aumentar o realismo do seu projeto? Então você precisa conhecer as texturas com Displacement Map! O Displacement é um novo recurso dos softwares de modelagem e render para tornar a experiência do espectador mais imersiva e realista.
Continue a leitura para saber o que é Displacement Map e onde você pode baixar textura com Displacement para usar nas suas visualizações arquitetônicas!
Antes de começar a falar sobre Displacement, precisamos falar sobre os principais tipos de mapas. Existem, basicamente, 3 tipos de mapas que são usados para dar o efeito de “rugosidade” na superfície dos materiais:
- Mapa de Relevo (Mapa de BUMP);
- Mapa Normal (Normal Map); e
- Mapa de Deslocamento (Displacement)
Caso você ainda não tenha familiaridade sobre o que é um Mapa, confira nosso artigo: O que são Mapas 3D e qual sua importância para o realismo do projeto.
Mapa de Relevo (Mapa de BUMP)
O Mapa de BUMP basicamente adiciona relevo na superfície. O Mapa de Relevo pode ser considerado uma “ilusão de ótica”, pois por meio das tonalidade de cinza consegue atribuir deformidade para o plano, entretanto, o plano continua sem qualquer deformação.
Funciona assim: tons mais escuros de cinza são interpretados como pontos mais “fundos” e tons mais claros são considerados pontos mais altos da imagem.
Ou seja, nem todos os elementos na maquete virtual precisam ser modelados em 3D, é possível usar, por exemplo, o Mapa de BUMP para conferir profundidade sem alterar a geometria do objeto.
Na prática, quando o artista 3D não modela todo o projeto, há um ganho de performance no render, por isso o Mapa de BUMP ainda é usado em vários projetos para atribuir aspecto de relevo e profundidade nos objetos que não necessitam de modelagem.
Mas, dependendo do ângulo de visualização (quanto mais perto a câmera da superfície) e iluminação, o resultado não é muito agradável, deixando claro ao espectador que se trata de uma “ilusão” de relevo.
Mapa Normal (Normal Map)
O Normal Map ou Mapa Normal é uma variação “mais complexa” do Mapa de BUMP. A principal diferença é que o Normal Map trabalha em RGB, ao contrário do BUMP, que apenas considera tons de cinza.
Além disso, o Mapa Normal também “informa” a direção do relevo para a câmera, além da altura do relevo, portanto, menos perceptíveis ao espectador que são uma ilusão de ótica ao se aproximar da cena.
Displacement Map Tradução
O termo inglês “Displacement” significa na língua portuguesa “Deslocamento”. Ao traduzirmos Displacement Map, temos então “Mapa de Deslocamento”. Mas o que significa na prática Displacement Map para o artista 3D? Vamos entender…
O que é Displacement Map?
Displacement Map ou Mapa de Deslocamento é um novo método de texturização que usa um deslocamento de pontos na malha da superfície que está sendo texturizada, assim cria um efeito de relevo e profundidade.
De forma mais técnica, o resultado desse método de texturização gera a movimentação de polígonos que se tem a partir do objeto, com base no mapa de profundidade e altura.
Como funciona o Mapa de Displacement
Ao contrário dos Mapas de Relevo e Normal, o Mapa de Displacement deforma a geometria da imagem por meio das tonalidades, o Displacement interpreta para “associar” ao tipo de relevo.
Por exemplo: o cinza “puro” (127,127,127 – #7f7f7f) é interpretado como uma superfície plana; o preto é considerado um “local” mais profundo e o branco é entendido como o local mais alto da imagem.
As variações de tons entre essas cores, dá-se a profundidade da imagem pelo Mapa de Displacement. Em alguns softwares é permitido ao usuário definir manualmente esses pontos.
Assim, o Displacement “adiciona pequenos triângulos” na imagem, quanto “menos triângulos”, menor a qualidade do render, podendo adquirir resultados “toscos”.
Porém, “quanto mais triângulos” na imagem, melhor a definição e qualidade das deformações no plano. Mas, o render poderá se tornar bem mais “pesado”.
Como deu para notar, é configurável a “quantidade de triângulos” no mapa de Displacement.
Portanto, no momento de renderizar o projeto que esteja com mapas de displacement, você notará a deformação dos planos.
Qual a vantagem do Displacement Map?
O Mapa de Deslocamento – Displacement Map, tem a vantagem de adicionar mais realismo para o objeto, melhorando:
- melhora as sombras;
- adição de mais detalhismo;
- atribui sensação de profundidade;
- qualidade muito melhor do render;
- possibilidade de deformar a geometria da imagem sem uso de plugins.
Principais aplicações do Displacement
- Gramas e Telhados;
- Alvenaria Revestida de Pedra;
- Alguns tipos de terrenos (quando deseja-se uma deformação mais orgânica)
Como usar o Displacement Map no meu projeto?
Para utilizar o Mapa de Deslocamento no seu projeto, basta que você baixe para o seu dispositivo a textura que já tem o Displacement Map. Em seguida, é preciso apenas que você importe para dentro do seu projeto.
No Editor de Materiais do Lumion, você pode alterar as propriedades, aumentando ou diminuindo o efeito de Displancement.
Ressaltando, que, para quem usa o software de Lumion, é necessário possuir a versão 10.3 ou superior para poder usufruir das texturas com Displacement.
Já para você que prefere trabalhar com o software Enscape, é preciso usar a versão 2.9 ou superior para ter acesso ao recurso Displacement. No Editor de Materiais do Enscape, basta selecionar a textura com Displacement Map e em seguida, na opção Tipo, indicar “Mapa de Descolacamento”.
Conclusão
Ao final da leitura você deve ter percebido que cada tipo de mapa tem suas propriedades, vantagens e desvantagens, sendo preciso uma avaliação do profissional que atua com 3D para decidir o melhor momento de aplicá-los ao projeto.
Como exemplo, em situações que não se precisa de “tanta qualidade” ou realismo, para pequenos detalhes, como uma parede, é possível usar o Mapa BUMP para atribuir rugosidade, ganhando, assim, tempo e deixando o render “mais leve”.
Agora, se não existe limitação de hardware, e o objetivo é criar imagens ultrarealistas, é preferível investir nas texturas com Displacement Map, uma vez que esse tipo de mapa deforma o objetivo, tornando-o mais realista, entretanto, deixa o render muito mais pesado.
Agora você pode estar se perguntando: onde encontrar textura com Displacement Map para dar mais realismo ao meu projeto? Nós do Maquettaria 3D podemos te ajudar com isso! Somos a maior plataforma brasileira de texturas!
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