A textura ACM é amplamente utilizada em projetos 3D de construção civil, principalmente comerciais, sendo muito comum em aplicações como revestimento de fachadas.
Entretanto, como o ACM é reconhecido por sua capacidade de oferecer soluções arquitetônicas modernas e eficientes, ele também pode ser usado em projetos residenciais.
Continue a leitura e saiba como aplicar a textura ACM em residências!
O que significa a sigla ACM?
A sigla ACM vem do inglês Aluminium Composite Material, que traduzido para o português fica: Material Composto de Alumínio, também conhecido no mercado somente como alumínio composto.
O que é ACM?
A placa de ACM consiste de duas chapas de alumínio envolvendo um núcleo de polietileno de baixa densidade.
O ACM é um material reconhecido no mercado da construção civil por sua leveza, aliada com uma boa resistência, dependendo da qualidade da pintura aplicada.
A textura ACM destaca-se como um produto versátil, apreciado pelos profissionais da construção civil por apresentar ótima qualidade estética.
Ele tem ganhado significativa presença nos projetos 3D, sobretudo aplicado como decoração de interiores e comunicação visual em projetos comerciais.
Onde é usada a textura ACM?
Em geral, é frequentemente aplicado como revestimento em fachadas, abrangendo contextos industriais, comerciais e residenciais.
Além disso, a textura de ACM é utilizada em elementos de comunicação, tais como:
- painéis luminosos;
- totens;
- sinalização;
- dentre outras aplicações comerciais.
Como dissemos, a textura de ACM é muito difundida em projetos 3D comerciais, entretanto, ela também pode ser aplicada em projetos residenciais.
Tipos de ACM encontrados no mercado
O tipo do ACM basicamente se dá pela espessura; largura; comprimento da chapa e tipos de polietileno.
Espessura da placa de ACM
Sobre a espessura, ela é determinada pelo polietileno. De modo geral, as espessuras das placas de ACM variam entre 3mm e 6mm.
Porém, para aqueles projetos que buscam melhor durabilidade, com áreas maiores de revestimento (como fachadas de edifícios) as placas mais grossas são as mais indicadas para serem aplicadas.
Recomenda-se usar a chapa de maior espessura (6mm) para projetos 3D de maior complexidade, que vão necessitar de peças de grande comprimento ou que serão instaladas em locais sujeitos a luz solar e ventos intensos.
Para projetos residenciais ou mesmo comerciais de menor porte (fachadas de lojas, por exemplo) pode-se aplicar placas de ACM com lâminas mais finas, entre 3mm e 4mm.
Largura e Comprimento da placa de ACM
As placas de ACM normalmente são produzidas com larguras padrão de 1.250mm até 1.500mm e comprimento de até 6.000mm.
Vale ressaltar que a largura do placa de ACM é determinada pelo equipamento de manufatura da fornecedora do material, e pode variar conforme o distribuidor do material das chapas em bobinas.
Tipos de polietileno para ACM
Os tipos de polietileno mais comuns encontrados no núcleo de placas de ACM são:
- polietileno de baixa densidade (PEBD); e
- polietileno de média densidade (PEMD).
Essas duas variações de polietileno afetam as propriedades físicas e mecânicas do ACM. A seguir, destacamos as propriedades de ambas:
Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
- Tem uma estrutura molecular mais ramificada, ou seja, uma densidade menor;
- Melhor flexibilidade, porém é mais suscetível a deformações sob pressão;
- Possui boa resistência química e elétrica.
Polietileno de Média Densidade (PEMD)
- Tem densidade um pouco maior em comparação ao PEBD;
- Possui uma combinação mais equilibrada de rigidez e flexibilidade;
- Tem boa resistência ao impacto e à tração.
A escolha entre os polietileno PEBD e PEMD vai depender das necessidades específicas da aplicação da textura ACM, como por exemplo:
- O PEBD é mais barato, mais flexível e mais leve;
- O PEMD é mais rígido e oferece mais resistência ao impacto.
Tipos de pinturas para ACM
Vale destacar que ao trabalhar com textura ACM é necessário verificar o tipo de pintura que será empregada no material.
Isso porque, existem basicamente dois tipos de pintura recomendadas para ACM:
- Poliéster; e
- PVDF (fluoreto de polivinilideno).
Ambas garantem a proteção das chapas e proporcionam um efeito estético atraente. No entanto, existem distinções significativas entre essas escolhas. Vamos a elas:
Poliéster
É uma pintura para ACM feita com tinta à base de poliéster e costuma apresentar uma menor resistência e durabilidade.
Logo, isso acaba fazendo com que o preço das placas de ACM com pintura Poliéster seja bem menor em comparação com a pintura PVDF.
Para qual local é indicado aplicar pintura Poliéster na placa de ACM?
As chapas de textura ACM com o tipo de pintura em Poliéster são indicadas para áreas internas, em que não ocorre ação de sol e chuva.
Mas nada impede de ser aplicado em áreas externas, contudo, sua durabilidade será muito pequena, uma vez que sofre rapidamente a ação da exposição à luz solar e umidade.
PVDF (Fluoreto de Polivinilideno)
A pintura feita no ACM com tinta à base de PVDF, que em alguns lugares é chamada de Kynar, acaba oferecendo uma uniformidade de alta qualidade para a cor por um período mais longo.
A Kynar também apresenta resistência mais elevada à ação de agentes externos (chuvas, sol).
Para qual local é indicado aplicar pintura PVDF no ACM
A pintura de Fluoreto de Polivinilideno é mais indicada para ser aplicada em placas de ACM que forem usadas nos projetos de áreas externas, principalmente para grandes edificações, como hotéis e aeroportos.
Para aplicações arquitetônicas, também são recomendados revestimentos de ACM com tintas à base de PVDF, pois possuem alta tecnologia, excelente estabilidade de cor e alta resistência a intempéries (raios ultravioletas e agentes externos).
No mercado algumas empresas fornecedoras dessa tinta fornecem até 20 anos de garantia.
Principais vantagens de aplicar ACM
Veja a seguir os pontos que se destacam quando o profissional 3D opta por aplicar a textura de ACM no projeto:
- Durabilidade excepcional e resistência comprovada às condições climáticas (dependendo da qualidade da pintura realizada);
- Compromisso ambiental do projeto, uma vez que é o ACM é um material reciclável;
- Apresenta estética contemporânea e refinada no resultado;
- Ampla gama de opções de cores, além de ser possível personalizar os tons sólidos, metalizados e simulados de texturas como madeira, metal e mármore;
- Manutenção relativamente descomplicada e boa facilidade na hora da limpeza;
- Excelente propriedade de maleabilidade, permitindo modelagem, vazamento, dobra e corte conforme a exigência do projeto;;
- Capaz de fazer o isolamento térmico e sonoro do ambiente.
- Pode ser aplicado em diversas superfícies, como: alvenaria, vidro e ferro;
- Excelente relação custo-benefício para o projeto.
Onde aplicar textura de ACM em residências
Confira logo abaixo alguns dos locais em que se pode utilizar a textura de ACM em projetos residenciais:
Revestimento de Fachadas
A textura ACM pode ser usada como revestimento externo de fachada de residência, conferindo um visual contemporâneo e diferenciado.
Portões e Portas
Aplicar a textura de ACM em portões e portas de residências confere uma aparência moderna ao local, além disso, com a pintura à base de PVDF ficam resistentes às condições climáticas.
Painéis de Revestimento Interno
Em ambientes internos da residência, a textura de ACM pode ser aplicada em paredes para criar painéis decorativos, proporcionando um ambiente mais inovador e contemporâneo, “fugindo” do óbvio.
Bancadas e Tampos
A textura ACM pode ser utilizada em bancadas de cozinha, banheiros ou áreas de serviço, visto que o ACM oferece uma superfície durável e de fácil limpeza.
Móveis Planejados
Um outro local em que poucos profissionais imaginam a aplicação da textura ACM é sua incorporação no design de móveis planejados, resultando num toque moderno.
Elementos Externos
A textura ACM pode ser usada em placas de identificação, números de casas ou outros elementos de sinalização da residência.
Também pode ser utilizada em detalhes decorativos, como beirais, molduras e elementos arquitetônicos que realçam a estética da casa.
Onde aplicar textura de ACM em projetos comerciais
O mais comum é encontrar a textura de ACM aplicada em uma variedade de projetos comerciais. Desse modo, destacamos seu uso em:
Fachadas Comerciais
A textura de ACM é muito conhecida por estar empregada no revestimento de fachadas de edifícios comerciais, shopping e hospitais.
Marquises
Ótima para ser aplicada em marquises de prédios comerciais, a textura ACM é uma ótima pedida para projetos comerciais.
Letreiros e Painéis Luminosos
O ACM é utilizado na fabricação de letreiros e painéis luminosos, presente nas fachadas de comércios e varejo em geral, proporcionando destacar a identidade visual da empresa.
Totens e Sinalizações
Muito difundido em feiras e eventos, o ACM é aplicado em totens e sinalizações comerciais, a fim de proporcionar a orientação e identificação visual para a marca da empresa.
Quiosques e Estruturas Temporárias
O ACM também pode ser aplicado em quiosques comerciais e estruturas temporárias (feiras e eventos), conferindo uma opção leve e durável para transporte e montagem.
Revestimento de Colunas e Paredes Externas
Utilizado para revestir colunas e paredes externas, a textura ACM exalta um visual moderno à arquitetura do estabelecimento comercial.
Onde encontrar textura ACM de alta qualidade?
O Maquettaria 3D reúne uma série de texturas ACM de alta qualidade já prontas para serem aplicadas no seu projeto. Veja abaixo algumas das opções disponíveis:
>> Clique aqui para conferir todas as texturas de ACM disponíveis para download.
Conclusão
Seja aplicado em projetos comerciais ou residenciais, o fato é que a textura ACM é uma excelente opção ao profissional 3D que deseja reunir um bom custo benefício com uma estética moderna e ótimo acabamento visual.
E para você não perder tempo procurando textura ACM, nós do Maquettaria 3D podemos te ajudar!
Conheça os planos e tenha acesso ao maior portal de recursos para 3D do Brasil! Tenha acesso ao melhor acervo de texturas, blocos e presets para Lumion e Enscape.
E antes de ir, se inscreva no Canal no YouTube e siga o perfil no Instagram do Maquettaria 3D, assim você ficará sempre atualizado das últimas novidades em recursos para 3D!