A platibanda é amplamente utilizada em diversos tipos de projetos, desde residências até edifícios comerciais e industriais.
Elas proporcionam uma aparência estética mais atraente ao projeto, também desempenham outras funções importantes, como proteger a construção contra as intempéries, como vento, chuva e sol.
Além disso, podem ajudar a manter os ambientes frescos no verão e aquecidos no inverno, dependendo do projeto de construção e dos materiais utilizados.
O que são platibandas?
De modo geral são uma faixa ou moldura horizontal fixada na parte superior de uma construção residencial ou comercial.
É um tipo de sistema de cobertura utilizado em construções modernas, principalmente em estruturas de concreto.
É muito usada em projetos em que se deseja ocultar o telhado, funcionando como uma parede, ocultando todo o sistema de cobertura.
Em muitos casos, também tem a função de ocultar as calhas, a caixa d’água e outros elementos de uma construção, que costumam ficar sobre o teto.
Com a modernização das fachadas residenciais, se tornou uma tendência na construção civil, sendo amplamente empregada nos projetos 3D atuais.
Sendo sinônimo de modernidade, requisitada por clientes para projetos mais básicos até construções de alto padrão.
Elas podem ser construídas com diversos materiais, como:
- tijolo;
- concreto;
- pedra;
- metal; e
- madeira.
Dessa forma, apresentam variadas alturas e larguras, conforme o projeto em que estão inseridas.
Além disso, podem receber diferentes acabamentos, como:
- reboco;
- pintura; ou
- revestimento.
Em projetos residenciais é geralmente construída com o mesmo material usado no restante da construção, que costuma ser alvenaria de blocos cerâmicos ou de blocos de concreto.
Em projetos comerciais, existem platibandas convencionais semelhantes às utilizadas nas residências, além de modelos metálicos revestidos com telhas trapezoidais.
Algumas construções comerciais também adotam platibandas fabricadas em pré-moldados.
Principais tipos de platibandas usados em projetos de construção
Existem alguns diferentes tipos de platibandas que podem ser utilizados em projetos arquitetônicos. Abaixo, listamos os principais deles:
Lisa
É o modelo mais comum encontrado nos projetos de construção. Normalmente tem uma faixa horizontal sem muitos detalhes na fachada.
Inclinada
Recomenda-se para projetos de construção com telhado inclinado, em que é construída seguindo o mesmo ângulo do telhado.
“Guarda corpo”
É uma opção mais sofisticada que pode ser empregada para garantir a segurança em áreas de varanda ou terraço que contemplem o projeto.
Frisos
Encontrado de diferentes formas e tamanhos, adiciona detalhes na platibanda.
Sangra
Tem um rebaixo na parte superior da platibanda, criando uma espécie de “moldura”.
Platibanda é a mesma coisa que beiral?
Não. A diferença principal é que o beiral oferece proteção às paredes, enquanto que a platibandas só desempenha essa função se for construída com um recuo em relação às paredes do imóvel.
Outra diferença entre é sobre a estética.
Um telhado com beiral remete a uma arquitetura mais clássica, já um telhado com platibanda traz um toque mais moderno.
Além do mais são uma estrutura vertical, já o beiral é uma cobertura horizontal, cuja finalidade é evitar que a água da chuva caia diretamente nas paredes, janelas e portas.
Principais vantagens
Vale destacar que a principal vantagem do uso no projeto é, sem dúvida, o aspecto estético com ar de simplicidade/modernidade.
A estruturas oferecem um acabamento diferenciado ao projeto.
E ainda pode receber uma variedade de acabamentos de: cores, texturas e outros materiais.
Além disso, pode proteger a construção contra radiação solar e umidade, desde que as paredes sejam construídas de maneira recuada em relação à platibanda instalada.
Também tem a vantagem de proporcionar sombra e proteção para janelas e portas superiores, dependendo do projeto.
Ela ainda oferece a vantagem de definir o estilo e a fachada de um projeto, tornando-o mais moderno e visualmente atraente.
Principais desvantagens
A principal desvantagem é a gestão da água, uma vez que os sistemas de cobertura tradicionais podem ter calhas para recolher e direcionar a água para fora da construção, enquanto as platibandas requerem soluções internas para coleta da água de chuva.
Isso porque é um tipo de sistema de cobertura onde a água é canalizada para calhas e drenada para a parede, criando uma aparência uniforme.
Ainda como desvantagem, podemos destacar a mão de obra especializada.
A instalação deve ser realizada por profissionais qualificados, o que muitas vezes, pode ser difícil de encontrar no mercado.
A manutenção também deve ser mais frequente, pois ficam expostas à chuva e ao sol.
Além disso, pode exigir cálculos mais complexos para a estrutura do telhado, onerando a fase de projeto.
Para muitas pessoas (clientes) podem não ser tão popular quanto os telhados tradicionais.
Quais projetos devo usar a platibanda?
De modo geral são indicadas para qualquer projeto que queria fornecer um acabamento vertical a telhados planos.
Elas podem ser incorporadas em uma variedade de estilos de projetos arquitetônicos, desde os antigos até os modernos.
Para projetos que visem o telhado embutido, o uso pode ser muito vantajoso, pois ela acaba contribuindo para a diminuição do tempo de obra, requerendo menos material.
Você também pode criar áreas de sombra no projeto utilizando a platibanda como cobertura para janelas e varandas.
Para projeto de alto padrão, pode ser usada em combinação com madeira e esquadrias metálicas pretas, tornando o espaço mais sofisticado e elegante.
Existe uma altura mínima recomendada para as platibandas nos projetos?
Sim. Deve-se considerar a altura mínima das platibandas em 80cm. O motivo é porque a altura deve ser proporcional à inclinação do telhado.
Por exemplo: considere uma inclinação de 10% em um telhado com 5 metros de largura, logo, a inclinação resultaria em 50cm.
Logo, as platibandas devem estar acima dos 50cm, apresentando uma altura mínima de 80cm.
Qual o melhor: telhado tradicional ou platibanda?
A escolha entre platibandas e uma cobertura tradicional depende das necessidades específicas do projeto e da preferência do cliente.
Considere que ao usar as platibandas no projeto, a colocação adequada de calhas para a correta gestão da água.
Em geral, o uso do telhado com as platibandas e outro tipo de telhado mais tradicional pode depender de quanto investimento o projeto receberá, além do estilo arquitetônico solicitado e/ou indicado para o projeto.
Conclusão
As platibandas são uma estrutura que assegura não apenas proteção contra intempéries, mas também um aprimoramento estético para o projeto de construção, proporcionando várias vantagens em comparação com outras soluções de cobertura tradicionais.
Se você está com projeto que precisa de modernidade, baixo custo e seja agradável esteticamente, considere o uso das platibandas.
E para otimizar o seu tempo de entrega dos projetos, você pode contar com o acervo de mais de 2.000 materiais para profissionais 3D do Maquettaria 3D.
Lá você encontra texturas de alta qualidade, blocos e presets, todos prontos para serem baixados imediatamente e usados no projeto, tanto no Lumion, quanto no Enscape.
Faça parte você também da maior comunidade 3D do Brasil! Acesse agora o Maquettaria 3D para conhecer os planos.
E claro, para sempre ter dicas de construção, insights para projetos e materiais 3D, siga o Instagram do Maquettaria 3D e se inscreva no canal no YouTube.