7 erros (amadores) que você não deveria cometer na produção de projeto 3D

7 erros (amadores) que você não deveria cometer na produção de projeto 3D

Você já teve aquela sensação de que algo está faltando na produção de projeto 3D? Ou então está com a impressão que seu render está com uma aparência de “desenho”?

Mesmo que você fique por um bom tempo olhando, ainda sim não consegue identificar o que precisa melhorar na produção do projeto 3D?

Mesmo que você tente negar, sabemos que você já passou por isso várias vezes durante seus projetos e estudos. 

E para te ajudar a encontrar esses pontos de melhoria na produção, nesse artigo, destacamos os 7 erros mais comuns que você deve evitar cometer na produção de projeto 3D. Avance a leitura para saber!

Antes de sabermos quais são esses “deslizes” na produção, vamos ficar na mesma página entendendo de forma breve o que é afinal de contas uma produção em projetos 3D.

O que é pós produção em projeto 3D?

Podemos dizer, a grosso modo, que a produção do projeto 3D nada mais é que todo o processo de edição e ajustes feitos antes da renderização das imagens geradas por um programa de modelagem e renderização 3D

A etapa de produção em projetos 3D é fundamental para aprimorar e aperfeiçoar os resultados finais, tornando-os mais realistas, esteticamente agradáveis e impactantes para o cliente. 

No processo de produção do projeto 3D, podem ser usadas técnicas de:

  • Ajustes na iluminação e paleta de cores (balanço e equilíbrio de cores, intensidade da iluminação, adicionar efeitos de luz e sombras); 
  • Refinamento de texturas (remoção de emendas e correção de distorções);
  • Adição de elementos (inserir objetos, pessoas, vegetação, céu, para enriquecer a cena);
  • Inclusão de efeitos (fogo, fumaça, neblina, reflexos e brilhos para aumentar o realismo);
  • Ajuste de enquadramento (cortar partes indesejadas e redimensionar a imagem/vídeo);

Certo, agora que ficou mais fácil compreender o que é produção de projeto 3D, vamos enfim para os erros mais comuns que você jamais deve cometer!

7 erros que você não deveria cometer na produção de projeto 3D

1. Texturas com emendas visíveis 

Vamos começar com um erro clássico de produção de projeto 3D: texturas com emendas. Não há nada mais terrível aos olhos do que visualizar um resultado final que apresenta texturas com emendas visíveis. 

As texturas com emendas são verdadeiros vilões que “entregam” rapidamente os renders. As transições abruptas nas texturas revelam de imediato que estamos diante de um render e não de uma foto real, portanto, nunca não podemos ignorar esse aspecto se esperamos um resultado mais fiel possível. 

Exemplo de textura com emendas visíveis
Exemplo de textura com emendas visíveis

Evidente que em alguns momento não há como eliminar as emendas, mas temos sim como amenizar o impacto visual. E como fazer isso?

Baixando texturas de qualidade sem emendas! A dica aqui fica por conta do maior acervo de recursos 3D, o Maquettaria 3D

Lá você encontra mais de 1.600 texturas de ótima qualidade, assim não terá esse problema de emendas visíveis em sua produção. 

Se você deseja colocar a mão na massa e perder um certo tempo, pode importar a textura para dentro do Photoshop, por exemplo, e criar um mosaico perfeito.

2. Falta de Humanização

Quando falamos sobre humanização no contexto de projetos 3D estamos nos referindo ao conceito de “dar vida” ao seu projeto. 

Na prática, humanizar um projeto 3D nada mais é do que inserir elementos decorativos que vão causar uma sensação de que existem pessoas vivendo naquele ambiente. Isso é primordial no produção, trazer para o espectador (cliente) a sensação do real. 

Entretanto, a humanização da produção de projeto 3D precisa tomar cuidado para a quantidade de elementos nas cenas. Muitos objetos podem causar saturação e tornar o ambiente “pequeno”. 

Ao contrário também é negativo, poucos elementos causam uma sensação de vazio (desconsiderando estilos minimalistas, em que o menos é mais). 

O Blog do Maquettaria já aprofundou nesse assunto de humanização, se você deseja saber mais acerca do tema, recomendamos o artigo: 7 dicas para deixar seu render de arquitetura humanizado

Manter esse cuidado de humanizar a produção de projeto 3D acaba sendo tarefa complicada quando não se tem à disposição os elementos 3D para compor uma cena humanizada. 

Pensando nisso, a plataforma do Maquettaria 3D mantém uma curadoria de blocos 3D sempre atualizados, para que a comunidade sempre tenha novidades para usar em seus projetos 3D. 

São inúmeras opções de blocos 3D e diversos elementos para humanização de produção de projeto 3D. A seguir listamos alguns deles, basta clicar na imagem para baixar para o seu dispositivo. 

Veículos

Bloco 3D de carro - Nissan Frontier
Bloco 3D de carro – Nissan Frontier
Bloco 3D de moto - Yamaha Fazer 250
Bloco 3D de moto – Yamaha Fazer 250

Decorações

Bloco 3D - Decoração Urso com Suculenta
Bloco 3D – Decoração Urso com Suculenta
Bloco 3D - Flautista Abstrata
Bloco 3D – Flautista Abstrata

Objetos

Bloco 3D - Objeto Iphone 14 Pro Max
Bloco 3D – Objeto Iphone 14 Pro Max
Bloco 3D para Interiores - Objeto Mesa com Cadeiras
Bloco 3D para Interiores – Objeto Mesa com Cadeiras

Acesse agora e confira! Ah, você encontra muitas delas gratuitas para baixar!

3. Repetir frequentemente os mesmos objetos 

É bastante frequente encontrarmos em produção de projeto 3D situações em que existem a cópia dos mesmos objetos várias vezes na cena, como vegetações, por exemplo.

Sair copiando e colando o mesmo objeto na cena sem fazer qualquer alteração adicional é um erro que não deve ser cometido na produção. 

Exemplo de repetição de objetos em pós-produção
Exemplo de repetição de objetos em produção de projeto 3D

Nesse aspecto, é interessante que cada um dos objetos possua altura, largura, disposição, densidade e outras características diferentes umas das outras. 

O intuito é dar mais singularidade para a cena, pois na realidade é difícil observarmos um mesmo padrão idêntico. 

E claro, você também precisa contar com uma fonte de elementos 3D com boa variedade, para que não faça repetições constantes em sua produção 3D. Nisso, novamente, o Maquettaria 3D pode te ajudar, fornecendo muitos materiais exclusivos para produção de projeto 3D.

4. Iluminação e enquadramento inadequados 

Aqui você precisa raciocinar como um fotógrafo! De nada vai adiantar o melhor enquadramento, o ângulo perfeito, ter os objetos na escala correta, se a iluminação não estiver adequada, garantindo o protagonismo para a cena. 

Os ajustes de iluminação na produção de projeto 3D são, portanto, fundamentais para um resultado realista. 

Recomendamos que você acesse o artigo Como Configurar uma Iluminação Realista no Lumion, em que o artista 3D Gustavo Silva explica várias dicas para acertar na iluminação do seu projeto. 

Uma boa dica é também conferir o Papo de Render que falou sobre a Iluminação Dinâmica no Lumion, você vai tirar ótimos insights para usar na sua produção de projeto 3D.

Agora sobre o enquadramento, em via de regra fique atento para 3 aspectos importantes na produção de projeto 3D:

1. A altura do observador costuma ser fixada em 1.65m (média de uma pessoa) para ambientes externos. Já para os ambientes internos, a altura do observador é recomendado utilizar em torno de 1.10m. Essas medidas não são uma regra, mas bem difundidas, trazendo um melhor aspecto para quem está observando a cena. 

2. Outro ponto interessante é acerca da distorção da câmera. Busque deixar ao menos entre 30 e 45 graus. Por fim, mas não menos importante, se atente para o enquadramento das linhas da verticais perpendiculares ao piso. 3. Ative a Perspectiva de Dois Pontos nos softwares de renderização

5. Objetos fora da escala correta 

Aos olhos menos “treinados” a percepção de escala pode passar despercebido. Talvez você até tenha uma certa estranheza ao observar a cena, mas por vezes não consegue identificar a fonte de tal motivo. 

Um dos pontos falhos para que isso ocorra pode estar justamente na escala inadequada de alguns objetos inseridos na cena. 

Veja no exemplo abaixo o “incomodo” visual que a escala do notebook acima da mesa, do relógio no nicho de parede, da cadeira transparente e do vaso de planta podem causam no espectador: 

Exemplo de objetos com escalas incorretas
Exemplo de objetos com escalas incorretas

Ao realizar a correção da escala, o resultado muda completamente a percepção da cena. Esse é o cuidado que se deve prestar muita atenção em uma produção de projeto 3D.

Exemplo de objetos com escalas corretas
Exemplo de objetos com escalas corretas

Passe um “pente-fino” em todas as escalas de cada objetivo usado nas cenas para garantir que estejam corretos para um melhor resultado na produção de projeto 3D. 

6. Background inadequado para a cena 

A inclusão de um background (fundo) na produção de projeto 3D é fundamental para garantir um resultado impactante, conferindo uma melhor percepção da cena.

Contudo, um background incorreto pode trazer o efeito indesejado de falta de realismo. Por exemplo, a iluminação da cena precisa estar condizente com a iluminação do background

Se por ventura ambos estiverem com iluminações distintas, isto é, o background com uma iluminação remetente ao pôr-do-sol e a imagem com a iluminação de meio de tarde, a composição trará uma incoerência, comprometendo o realismo da produção de projeto 3D. 

Exemplo de background inadequado (iluminação diferente da imagem)
Exemplo de background inadequado (iluminação diferente da imagem)

Se você precisa de backgrounds adequados para inserir na sua produção de projeto 3D, o Maquettaria 3D também te ajuda nesse sentido. Veja abaixo alguns dos exemplos de backgrounds disponíveis para download:

Background - Cidade Diurna
Background – Cidade Diurna
Background – Noturno Iluminado
Background – Noturno Iluminado
Background – Fundo de Floresta
Background – Fundo de Floresta

7. Ausência de entorno

Você costuma apresentar o seu projeto 3D “jogado” no meio do nada? Em outras palavras, o projeto 3D precisa ter um entorno para “soar” mais natural e realístico possível. 

A ideia de inserir algumas casas “vizinhas”, vegetação, árvores, pessoas transitando pela calçada, veículos passando pela rua, traz uma melhor estética. 

Exemplo de pós-produção de projeto 3D sem entorno
Exemplo de produção de projeto 3D sem entorno

Preste atenção se a sua produção de projeto 3D está contemplando o entorno, de modo que toda a composição tenha ao menos objetos contornando-o, trazendo um melhor aspecto visual para o resultado. 

Exemplo de pós-produção de projeto 3D com entorno
Exemplo de produção de projeto 3D com entorno

E claro, para compor o entorno da sua produção de projeto 3D, você pode contar com o acervo do Maquettaria 3D. Confira alguns exemplos que podem ser usados para o entorno do projeto:

Bloco 3D - Edifício
Bloco 3D – Edifício
Bloco 3D - Casa Sobrado
Bloco 3D – Casa Sobrado

[Extra] Dicas da comunidade Maquettaria 3D

Abaixo você confere mais dicas de produção 3D, são dois vídeos do Papo de Render diretamente da comunidade do Maquettaria 3D.

Conclusão sobre Produção de Projeto 3D

O processo de produção de projeto 3D vai garantir a fidelidade e realismo para o cliente ter a melhor percepção sobre o que deseja, além de impactar positivamente sobre o trabalho desempenhado pelo profissional 3D. 

E para que você tenha o melhor em recurso 3D para usar na produção, você pode contar com a maior plataforma de recursos 3D do Brasil: Maquettaria 3D! Acesse agora e confira nossos planos. 

Para ficar sempre atualizado com os lançamentos de texturas, blocos 3D, prestes e demais recursos 3D para usar na produção de projeto 3D siga nossa página do Instagram e Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Newsletter

Inscreva-se e seja o primeiro a saber das novidades!