como utilizar Proxy

Projeto travando? Saiba como utilizar Proxy para resolver esse problema!

Seu computador vive travando na hora de modelar projetos 3D? Pois saiba como utilizar Proxy vai ajudar a melhorar a fluidez do seu trabalho de modelagem nos softwares 3D. Avance com a leitura para descobrir os benefícios do Proxy no seu viewport! 

O que é um Proxy usado na modelagem 3D?

De uma forma mais técnica, podemos definir o Proxy como sendo um objetivo bem mais simplificado que faz o papel de representar um objeto 3D muito mais complexo. Por assim dizer, podemos afirmar que o Proxy é uma “versão mais simples” do objetivo 3D

Na prática, tornar o objeto mais simples é ótimo do ponto de vista do render, visto que objetos mais simples (polígonos menos complexos) são bem mais rápidos de serem processados pelo software de renderização, o que no final se resume no ganho de performance, isto é, tempo para o profissional 3D. 

Exemplo de Polígono “menos complexo”
Exemplo de Polígono “menos complexo”
Exemplo de Polígono Simples em Linha
Exemplo de Polígono Simples em Linha

Ainda não entendi o que é Proxy!

Sem problemas, vamos explicar de uma forma mais ilustrativa para que você possa entender o que é Proxy dentro da modelagem 3D e assim saber como utilizar Proxy no seu projeto.

Nesse primeiro exemplo, suponha que você tenha um projeto em mãos para representar um edifício com vários andares, e a cada andar, existem vários apartamentos. Percebe que são muitos detalhes para representar de forma 3D, concorda?

Exemplo de Projeto 3D Edifício
Exemplo de Projeto 3D Edifício

Agora, imagine o “tamanho” que cada detalhe somado iria impactar no render. Demoraria muito tempo para processar todo esse projeto. É justamente nesse ponto que o Proxy pode ser usado! Daí a importância de saber como utilizar Proxy.

Exemplo de Bloco de Edifício
Exemplo de Bloco de Edifício

Concorda que nesse tipo de projeto, mais pesado e de grande complexidade, não há necessidade de usar objetos 3D “fiéis” em todo projeto, não é mesmo? 

Ao invés de “encher” o projeto com objetos 3D complexos (vários polígonos), você pode usar o Proxy, que é uma “cópia” bem mais simples do objeto 3D, porém, bem mais leve. 

Dessa forma, você conseguirá trabalhar mais fluidamente com o projeto, sem engasgos ou travamentos no software de modelagem, já que o mesmo irá ter mais “folga” no processamento, precisando renderizar somente os objetos que realmente “importam” (que não são Proxy). 

Para entender de vez o que é Proxy…

Continuando com o mesmo exemplo anterior, mas em vez de modelar apenas um edifício, você precisa modelar uma cidade inteira

Já deu pra notar o tamanho que o projeto iria ficar… cada veículo, pessoas, árvores, pavimentos, são objetos separados que vão compor a cena, e se cada um tiver polígonos complexos, o software de modelagem vai ficar cada vez mais lento e demorar muito para poder carregar todos esses objetos e gerar a cena. 

Exemplo de Proxy de Veículo
Como utilizar Proxy – Exemplo de Veículo

Mas para que isso não aconteça, você pode usar o Proxy para cada um desses objetos. Já que o Proxy contém muito menos detalhes, precisam de bem menos espaço em memória do computador e menos poder de processamento. 

Por que devo saber como utilizar Proxy nos meus projetos?

A resposta é muito simples: você como profissional de modelagem 3D precisa otimizar o seu tempo de trabalho, focando no que realmente é importante para o projeto. 

Nesse sentido, o Proxy é uma poderosa ferramenta que permite ao profissional ganhar tempo, uma vez que não é preciso “perder tempo” detalhando objetos secundários da cena, ao invés disso, usar o Proxy. 

Além do tempo, o Proxy proporciona as seguintes vantagens, destacadas a seguir: 

Potencializa o desempenho do software 3D 

Exemplo de Renderização de Projeto
Como utilizar Proxy – Exemplo de Renderização de Projeto 

Ao invés de investir um valor muito elevado na aquisição de hardware (peças de computador) de ponta que são, muitas vezes, fora da realidade de muitos profissionais da área, com o Proxy, é possível ter um bom desempenho do software 3D usando Proxy, com equipamentos bem mais modestos e de menor custo de aquisição. 

Ou seja, trabalhar com projetos complexos em um hardware de menor potência é perfeitamente possível quando se utiliza o Proxy. 

Deixa o projeto mais fácil de compartilhar 

Geralmente, projetos de grande complexidade são divididos em grupos de trabalho, em que diversos profissionais participam de forma colaborativa. 

Nesse ponto, a necessidade de compartilhar o arquivo 3D em que todos estão trabalhando pode surgir em algum momento. Ao usar Proxy, o “peso” deste arquivo diminui, aumentando a eficiência na visualização e compartilhamento, mesmo que esteja em nuvem (tempo de upload e download).

O render fica bem mais rápido

Como já dissemos ao longo do texto, o Proxy usa polígonos bem menos complexos, isso impacta diretamente no tempo de renderização, dessa forma, você consegue visualizar a cena muito mais rapidamente, sem engasgos ou travamentos do computador, isto é, melhora o fluxo de trabalho. 

Exemplo de Visualização de Projeto
Exemplo de Visualização de Projeto

Poupa espaço no seu HD

Pode parecer um detalhe minúsculo, porém, imagine um profissional com uma extensa carteira de cliente, atuante em diversos projetos, naturalmente os projetos 3D vão se acumular no computador, ocupando cada vez mais espaço. 

Entretanto, se nesses projetos forem usados Proxy, o tamanho do arquivo será bem menor, aumentando a capacidade de armazenamento apenas reduzindo o tamanho do arquivo. 

Quando usar Proxy no projeto 3D?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta. Tudo vai depender do projeto em que você está atuando. 

A regra a seguir é empregar o Proxy para objetivo de composição de cena, que não são protagonistas, ou seja, objetos secundários que auxiliam na humanização do render e não precisam de tanto detalhamento.    

Logo, é essencial avaliar com cuidado o uso de proxies para cada objeto do projeto, a fim de garantir que a aparência geral e a qualidade da renderização não sejam comprometidas.

Qualquer objeto 3D pode ser substituído por um Proxy?

Sim. Grande parte dos softwares de modelagem 3D você consegue facilmente criar um Proxy para qualquer tipo de objeto complexo existente na cena. 

Contudo, nem sempre é preciso usar Proxy para todos os objetivos. Normalmente, o Proxy é empregado especificamente para objetivos que tenham muitos detalhes (como uma vegetação, por exemplo). 

Exemplo de Proxy de Vegetação
Como utilizar Proxy – Exemplo de Vegetação

A dica aqui é sempre tentar manter a mesma aparência (ou pelo menos bem parecida) do objetivo original quando substituído pelo Proxy. 

Do outro lado da moeda, objetos com baixo número de polígonos (detalhes), como por exemplo pisos e paredes, não carecem de Proxy, já que são bem menos complexos do ponto de vista de processamento 3D

Inclusive, usar Proxy desnecessariamente pode reduzir a qualidade do render, afetando o resultado do projeto no momento de exibi-lo para o cliente. 

Como utilizar Proxy de forma nativa nos softwares de modelagem 3D?

Muitos profissionais atuantes com projetos 3D têm essa mesma dúvida: o proxy é um recurso nativo (já está incluso) no software de modelagem 3D ou precisa ser instalado outro software?

Sim, podem haver softwares no mercado (mais simples e baratos) que não incluem em suas versões de entrada o recurso de Proxy. Portanto, é preciso verificar junto ao desenvolvedor do software de modelagem, se o mesmo inclui essa ferramenta de forma nativa. 

De forma geral, o Proxy já é uma funcionalidade incluso na maioria dos softwares de modelagem 3D, como por exemplo o Enscape. Logo, é possível utilizar Proxy na maioria dos softwares de forma nativa.  

Como como utilizar Proxy no Enscape

No caso do Enscape, você pode criar o Proxy dos objetos 3D diretamente no software de modelagem. Basta selecionar o objeto que deseja substituir por um Proxy, criar o Proxy com menos detalhes e substituir o objeto original pelo Proxy.

Para utilizar o Proxy no Enscape, primeiro, você deve criar o objeto complexo no seu software de modelagem 3D. Em seguida, selecionar esse objeto e convertê-lo em um Proxy dentro do Enscape. 

Para fazer isso, clique em “Enscape”, depois na opção “Create Proxy” e selecione as opções desejadas para o Proxy. Após criar o Proxy, você pode substituir o objeto 3D complexo.

Quer saber como utilizar proxy no Enscape na prática? No 7º Papo de Render, Matheus Barbosa, mostra dicas valiosas e boas sacadas de como utilizar proxy no Enscape. Dá só uma conferida: 

Vídeo – Como utilizar Proxy no Enscape

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Conclusão sobre como utilizar Proxy

Se você ainda não sabia como utilizar Proxy ou mesmo desconhecia esse assunto, agora já deu pra notar que o Proxy é fundamental para ganhar tempo nos projetos. 

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