Amplamente utilizada na construção civil, a textura de Stucco é um revestimento muito versátil, famosa pela sua propriedade de melhorar a estética do ambiente.
Além disso, a textura Stucco apresenta boa durabilidade e confere proteção em diversas superfícies quando aplicada.
E para que você tenha mais conhecimento sobre a história milenar da textura Stucco e saiba quais as melhores gamas de aplicações em projetos 3D, trouxemos esse artigo em que exploraremos os diferentes aspectos do Stucco.
Avance com a leitura para saber mais sobre a textura de Stucco e suas aplicações no contexto da engenharia civil e arquitetura urbanística.
O que é Stucco?
Stucco nada mais é do que uma técnica que envolve a aplicação de uma camada de material composto pela mistura de água, areia, cal e cimento, formando uma massa com efeitos marmorizado.
Essa mistura, geralmente, é aplicada em superfícies de metal ou alvenaria com objetivo de criar uma camada externa durável e decorativa para o ambiente.
Podemos dizer que o Stucco é uma técnica da construção civil que pode ser tanto aplicada em ambientes internos quanto externos, devido sua versatilidade e aparência estética única.
É muito comum observarmos a aplicação da textura de Stucco em esquadrias de janelas, portas, tetos e paredes.
Origem da técnica de estuque (Stucco)
A título de curiosidade, a técnica de estuque não é recente, muito pelo contrário, essa massa oriunda da mistura de diversos materiais tem origens antigas que remontam a várias culturas em todo o mundo.
A textura de Stucco não tem uma origem definida, pois sua evolução durante os anos se deu de forma independente em diferentes regiões do globo, em que cada qual contribuiu para aperfeiçoar a técnica.
Abaixo listamos brevemente algumas civilizações que já utilizavam a textura de Stucco em sua arquitetura:
Civilização Greco-Romana
O povo Romano e Grego da antiguidade utilizavam a técnica de estuque em edifícios a fim de criar revestimentos decorativos e arquitetônicos para criar belos acabamentos.
Mesopotâmicos
A civilização mesopotâmica originária da região da Mesopotâmia (região atual do Iraque) também usava muito a técnica de estuque para proteger e decorar suas estruturas de barro.
Povo Maia
Na América Central o Stucco estava presente na civilização Maia, que usava-o de uma forma para revestir as paredes de seus templos e estruturas cerimoniais.
A principal diferença era a adição na mistura de pigmentos para criar superfícies coloridas e com aspecto único.
Egípcios
Os antigos egípcios aplicavam o Stucco em vários túmulos e monumentos funerários, incluindo revestimento de templos de deuses. Eles faziam misturas de Stucco com cal e gesso.
Cultura Islâmica
Na história da arquitetura islâmica, a textura de Stucco teve importante papel na decoração de mesquitas, palácios e edifícios religiosos.
Os artesãos muçulmanos desenvolveram técnicas avançadas para criar padrões geométricos e caligrafia árabe em estuque.
Como deu para notar nos diversos exemplos de utilização da textura de Stucco que essa mistura é bem antiga sendo usada em diversas partes do mundo ao longo da história, conferindo uma ampla variedade de estilos e tradições.
Tipos de Stucco encontrados no mercado
No mercado, o profissional que atua com projetos 3D pode encontrar uma boa gama de tipos de textura de Stucco disponíveis.
A escolha por cada qual dependerá das necessidades específicas do projeto 3D e também das preferências estilísticas que cada ambiente precisa. A seguir listamos as principais formas de Stucco ofertadas no mercado:
Textura Stucco de Cimento
Sem dúvida é a opção mais comum de textura de Stucco. Sua composição se dá por uma mistura de cimento Portland, areia, cal e água.
Como características, podemos citar a durabilidade, resistência a rachaduras. A aplicação da textura de Stucco de cimento ainda pode ser texturizada de várias formas para conferir acabamentos únicos.
Textura de Stucco Acrílico
Ao contrário do Stucco cimentício tradicional, a composição do Stucco com polímeros acrílicos o torna bem mais flexível e resistente a trincas, além de resistência a manchas.
Em relação às tonalidades de cores, a textura de Stucco acrílico pode ser encontrada com ampla variedade de tonalidades.
Textura de Stucco de Cal
No caso da textura de Stucco de cal, ao invés de ser composto por cimento Portland, esse tipo de stucco é feito a base de cal.
Com isso, a aparência da textura de Stucco de cal é bem mais suavizada e calcária, entretanto, apresenta menor durabilidade se comparado com o Stucco feito a base de cimento.
Textura de Stucco de Argamassa
Nesse tipo de Stucco de argamassa se dá pela composição de areia e cal. Apresenta menor resistência a rachaduras do que o Stucco de cimento, porém, ainda sim é uma boa escolha para certas aplicações na construção civil e arquitetura.
Textura de Stucco Sintético
É feito a partir de painéis de espuma rígida revestidos com uma camada de estuque sintético.
Tem como principais características a leveza e fácil instalação no ambiente. Logo, pode não ser tão durável quanto outros tipos de Stucco feitos a partir de outros materiais.
Esses foram os principais tipos de texturas de Stucco que podem ser facilmente encontrados no mercado de construção civil e arquitetura.
Qual o melhor tipo de Stucco para usar no meu projeto 3D?
A principal dica antes de decidir pela utilização da textura de Stucco no projeto 3D é avaliar as condições climáticas do local, pois isso influenciará diretamente na durabilidade do Stucco.
Também, antes de decidir sobre o uso do Stucco, vale ressaltar as preferências estilísticas do cliente, além da consonância com o objetivo do projeto em si.
Em todavia, a seguir trouxemos as principais vantagens e características da textura de Stucco para que você visualize sua aplicabilidade no projeto e faça uma melhor avaliação.
Principais vantagens de usar a textura Stucco no projeto 3D
Boa Durabilidade
A maioria das texturas de Stucco apresentam boa resistência às intempéries do tempo e podem proteger o local em que esteja aplicado (estruturas, paredes) das condições climáticas adversas, como chuva, neve e vento.
Estética Flexível
Quanto ao estilo e aparência das paredes, o Stucco é um “coringa”, devido sua gama de texturas e tonalidades que podem criar uma variedade de acabamentos estéticos.
Isso permite que os arquitetos personalizem a aparência das paredes de acordo com o estilo desejado do projeto 3D.
Isolamento térmico
A textura de Stucco, em alguns casos, também confere um bom isolamento térmico ao ambiente, aumentando a eficiência energética de uma construção, por exemplo.
Fácil manutenção
Precisou repaginar o ambiente, sem problemas! O Stucco pode ser facilmente repintado ou mesmo reparado quando necessário, prolongando a vida útil do revestimento.
Como visto acima, a textura de Stucco é um revestimento muito versátil com diversas aplicações na construção civil para melhorar a estética, durabilidade e proteção térmica das paredes de edifícios, tanto em interiores quanto em exteriores.
Principais aplicações para textura de Stucco
Paredes Exteriores
O uso mais comum do Stucco na construção civil é como revestimento em paredes externas de edifícios residenciais e comerciais.
Ele fornece uma camada protetora resistente à ação do tempo e pode ser texturizado e colorido de diversas cores criando uma aparência personalizada para o projeto.
Lareiras e Chaminés
A clássica aplicação da textura de Stucco fica por conta do uso em chaminés. Frequentemente, ele é usado para revestir chaminés externas, proporcionando uma proteção adicional contra umidade e danos causados pelo clima.
Paredes de Jardim e Muros de Retenção
Uma ótima aplicabilidade da textura de Stucco costuma ser em paredes de jardim e muros de contenção quando se deseja melhorar a estética e a durabilidade dessas estruturas.
Fachadas
O Stucco também é muito usado nas fachadas das construções, especialmente em estilos arquitetônicos que valorizam a estética texturizada e colorida.
Revestimento de Colunas e Pilares
A textura de Stucco pode também ser aplicada como revestimento de colunas e pilares, criando um visual clássico e/ou contemporâneo, dependendo da textura e da cor escolhidas para o projeto.
Paredes de Interiores
É mais comum ver o Stucco aplicado em ambientes exteriores, porém, a textura de Stucco também pode ser aplicada em paredes internas para criar acabamentos texturizados e decorativos, conferindo um toque único ao design do interior.
Onde encontrar textura Stucco de qualidade
Se você já se decidiu por utilizar a textura Stucco no seu projeto 3D, o Maquettaria 3D tem um acervo completo com diversas opções prontas para serem usadas, tanto no Lumion quanto no Escape.
Confira abaixo algumas opções que listamos como exemplo, basta clicar na imagem para ser direcionado para a textura:
Veja todas as opções disponível no acervo do Maquettaria 3D, basta acessar aqui.
Conclusão
O Stucco é um revestimento que tem seu lugar na construção civil e arquitetura, oferecendo uma ampla gama de texturas e acabamentos que podem ser aplicados tanto em superfícies internas quanto externas.
Com boa versatilidade, ele permite aos profissionais 3D alcançarem uma variedade de estilos arquitetônicos, desde o clássico ao contemporâneo, ao mesmo tempo em que proporcionam proteção contra as intempéries e durabilidade a longo prazo.
Em suma, a textura de Stucco continua sendo uma opção viável e popular na construção civil, agregando beleza e durabilidade no ambiente aplicado.
Agora que você já conhece sobre a textura de Stucco, conheça também os planos do Maquettaria 3D, o maior portal de recursos 3D do Brasil! São mais de 2.000 texturas, blocos e presets para Lumion e Enscape.
E para ficar sabendo sempre das novidades, siga a página do Maquettaria 3D no Instagram e se inscreva no canal do YouTube.