Como Configurar uma Iluminação Realista no Lumion!

Configurar uma iluminação realista no Lumion não está diretamente relacionado apenas à utilização do software. O software é uma ferramenta e domina-lo vai lhe permitir atingir resultados muito otimizados, mas não se resume apenas a isso, acredito que vai muito além da utilização do renderizador.

A chave para você configurar uma iluminação realista está diretamente relacionada à sua capacidade de absorver informações do dia a dia e evoluir sua visão 3D, através de sentimento, conexão, inspiração e muita análise crítica em tudo que você e estuda diariamente. Agora, provavelmente você deve estar questionando: “Que papo de doido, deixa eu sair desse blog”, acredite, eu já estive ai do outro lado da telinha e sempre fui muito racional com tudo que estudava. Entender isso que estou te explicando nesse conteúdo mudou completamente a forma no qual eu desenvolvo meu 3D.

A imagem abaixo foi desenvolvida utilizando o Lumion 8.0.

Imagem feita no Lumion 8.0 no ano de 2018 pelo artista 3D Gustavo Silva.

Apesar de muitos julgarem que o Lumion não é bom para interiores, eu discordo, ele consegue sim entregar resultados muito satisfatórios, mas só o domínio do software não vai lhe permitir esses resultados.

  • Você já parou e pensou que não existe nada mais real do que a sua vida real?
  • Você já entrou em um quarto e reparou como a iluminação natural entra pela janela?
  • Você já chegou na sua cozinha durante a noite e reparou como a iluminação artificial reage no ambiente na ausência da luz do dia?

Bom, se você está lendo esse post, é provável que a resposta para as três perguntas seja não.

Nós ficamos fissurados e focados em aprender a utilização do software, descobrir os macetes e entender tudo que o renderizador pode nos entregar, e nos esquecemos que o 3D é um trabalho artístico, você é um(a) artista 3D, e arte exige sentimento, conexão e inspiração.

Sendo assim, evoluir a visão 3D vai lhe permitir aprender com o mundo real, estudar como a iluminação age em diversas composições e situações. Pensa no poder que você teria em mãos absorvendo essas informações no seu subconsciente. Quer fazer um 3D realista? Comece estudando o mundo real!

No momento em que você estiver aplicando a iluminação natural e/ou artificial no seu render, essas informações anexadas ao seu subconsciente através do estudo prático, pode ter certeza que vão influenciar diretamente nas suas tomadas de decisão ao configurar toda a iluminação no software.

É tão incrível tudo isso, que a visão 3D se torna uma bagagem profissional, e bagagem ninguém rouba ou tira de você, é sua, para sempre! Quando você migrar de renderizador, você vai enfrentar uma nova jornada, vai aprender uma nova ferramenta, mas a sua bagagem estará com você te auxiliando na tomada de decisão em cada configuração feita na nova ferramenta, e seus resultados serão incríveis logo de início, porque artista com visão 3D é um artista completo.

Agora anota ai para não esquecer, eu vou citar 3 passos para sua iluminação no Lumion ficar mais realista:

  1. Configure a iluminação geral da cena de maneira linear (equilibrada) e hierárquica, isso deixará sua iluminação mais realista e agradável.
    Provavelmente você já deve ter visto aquelas imagens 3D com a iluminação toda estourada e sem sombras no ambiente. Isso acontece porque quanto mais luz você tem, menos sombra você terá, e um 3D sem sombras, todo facetado, torna-se um 3D surreal, pois a sombra tem um papel muito importante, que é de agregar profundidade e contraste ao render, aumentando o realismo, afinal, a vida real é rodeada de luzes e sombras para todo lado.
    Quando você configura todas as luzes da cena na mesma intensidade, temperatura e estilo, você fica com uma composição de iluminação sem hierarquia, por isso a importância do equilíbrio.
    ◼️Olhe para toda a iluminação da sua cena e escolha qual será sua iluminação protagonista, defina ela como sendo a iluminação dominante. Essa iluminação protagonista você vai configurar com uma intensidade mais forte e marcante, com a função de iluminar seu cenário 3D, podendo inclusive ser a luz natural entrando na cena.
    ◼️Agora, olhe para o restante da iluminação e divida o restante da hierarquia, configurando iluminação de destaque, iluminação de tarefa, iluminação de efeito e até mesmo iluminação de apoio, sempre considerando harmonia e equilíbrio na sua cena, e claro, não se esqueça de colocar a sua visão 3D em ação durante essa configuração.
    ◼️Pronto, sua iluminação está equilibrada, realista e muito agradável, influenciando positivamente em todos os elementos da sua cena 3D, inclusive no realismo dos materiais e texturas.

  2. Para obter um realismo maior com iluminação no Lumion, não abra mão da iluminação natural em sua cena 3D.
    Eu sei que muitos artistas querem fazer cena de interiores noturnas e buscam composições que realcem mais a iluminação artificial, no entanto, o Lumion por si só, tem um cálculo de render muito mais preciso e realista quando você tem a presença de iluminação natural na cena. Então, pare de inventar moda e sempre que possível, deixa a luz do dia entrar no seu ambiente de interiores, isso garantirá muito mais realismo.

  3. Siga a composição em duas etapas ao configurar sua iluminação. Duas etapas:
    1. Configurar a lâmpada (iluminação de projeto). O objetivo aqui é transmitir a sensação de lâmpada acesa. No Lumion, você consegue esse efeito muito facilmente aumentando o emissivo do material da luz e ajustando a cor desejada em colorização.
    2. Configurar a luz (luminância emitida pela lâmpada). O objetivo aqui é adicionar de fato a luz no Lumion para criar um efeito visual iluminando o ambiente e gerando sombra nos materiais e objetos 3D.
      Sempre siga essas 2 etapas, direto eu vejo render por ai que o artista acende a lâmpada mas não coloca luz, ai a composição fica incoerente e incompleta.

Confira abaixo um exemplo de cenário de interiores desenvolvido no Lumion controlando o equilíbrio e hierarquia da iluminação sem abrir mão da luz natural e mantendo a composição em duas etapas.

Imagem feita no Lumion 10.3 no ano de 2020 pelo artista 3D Gustavo Silva.


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